Como funciona o processo de emissão na API Rest?

A integração Oobj via API REST permite realizar o gerenciamento das empresas cadastradas na Oobj e também realiza a emissão e recebimento de Documentos Fiscais Eletrônicos. Para utilizar esses serviços é necessário registrar o Aplicativo que irá utilizar a API na Conta  habilitada a gerenciar a(s) Empresa(s)  do cliente ou parceiro. 

Abaixo, descreveremos como funciona todo o processo, desde a autenticação até a geração do documento auxiliar, para a emissão Normal e em Contingência através da API Rest.

 
 

 

A sua integração começa pelo Serviço de Autenticação. Apenas através dela, e do x-auth-token, é possível utilizar os Serviços de Emissão, Recebimento e Gerenciamento de Empresas.

O processo de autenticação é realizado entre o cliente e a Oobj. O cliente faz a requisição Post(/session) para a geração do X-Auth-Token:

 

 

 

Após a obtenção do X-Auth-Token, é possível realizar a emissão de DF-e. Para isso, basta utilizar a requisição Post (/api/empresas/{empresa}/docs/{ambiente}/{codModelo}).

A aplicação receberá o documento, fará a validação do mesmo e, se válido, enviará para processamento da SEFAZ. Caso não esteja válido, a aplicação gravará o retorno de arquivo inválido no banco. Após processamento do documento pela SEFAZ, haverá a geração e gravação do retorno ao banco de dados. 

 

 

 

 

Após a emissão do documento fiscal, orienta-se que seja consultado o retorno de processamento. Para isso, pode-se realizar uma entre as requisições Get abaixo:

  • (/api/empresas/{empresa}/docs/{ambiente}/{codModelo}/{ano}/{serie}/{numero}) 
  • (/api/empresas/{empresa}/docs/{ambiente}/{codModelo}/{chaveAcesso}). 

A aplicação consultará o retorno gravado no banco de dados e disponibilizará para o usuário.

  • Caso o retorno seja de arquivo inválido ou rejeição, é necessário a correção do arquivo e novo envio do documento fiscal (processo anterior).
  • Caso o retorno seja de autorização, pode-se gerar o documento auxiliar (processo que será citado posteriormente).
  • Caso não haja retorno, ou seja de falha de transmissão/não processado ou inconclusivo, é necessário analisar a situação e seguir uma das opções: aguardar e realizar nova consulta ou ativar a contingência.

 

 

 

Essa Contingência deverá ser acionada somente quando, depois de um tempo definido pelo desenvolvedor (normalmente 5 minutos - essa orientação se deve, principalmente, pela qualidade de rede ou eventual indisponibilidade da SEFAZ), não houver retorno ou o retorno for insatisfatório (Falha na transmissão/Não processado). A ativação da Contingência é realizada através do método Post - (/api/empresas/{empresa}/{codModelo}/{tpEmis}).  Após a Contingência estar ativa, é necessário requisitar a emissão da NF-e. 

 

 

 

Posterior ao envio da NFe em Contingência, é necessário verificar se o Evento EPEC foi homologado junto ao Ambiente Nacional. Basta realizar uma das requisições Get abaixo: 

  • (/api/empresas/{empresa}/docs/{ambiente}/{chaveAcesso}/eventos) ou
  • (/api/empresas/{empresa}/docs/{ambiente}/{chaveAcesso}/eventos/{tipoEvento}) .

A aplicação consultará o retorno gravado no banco de dados e disponibilizará para o usuário.

  • Caso o Evento esteja homologado, pode-se gerar o Documento Auxiliar da NF-e;
  • Caso o Evento esteja rejeitado, é necessário verificar a possibilidade de Correção e Reenviar o Documento;

 

 

 

Essa contingência deverá ser acionada quando não houver retorno ou o retorno for insatisfatório (Falha na transmissão/Não processado). Como a NFC-e possui um prazo máximo de 5 minutos para transmissão, não há orientação para aguardar determinado tempo. A ativação da Contingência é realizada através do método Post - (/api/empresas/{empresa}/{codModelo}/{tpEmis}) . Após a ativação, é necessário requisitar a emissão da NFC-e. Ao emitir uma NFC-e em Contingência, pode-se solicitar a geração do documento auxiliar, sem a autorização prévia da SEFAZ.

 

 

 

O passo final para o processo de emissão de um documento é a geração do documento auxiliar. Basta requisitar um dos métodos GET abaixo:

  • /api/empresas/{empresa}/docs/{ambiente}/{codModelo}/{chaveAcesso}.pdf
  • /api/empresas/{empresa}/docs/{ambiente}/{codModelo}/{ano}/{serie}/{numero}.pdf .

 

5 (1)
Avaliação do Artigo (1 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Recebimento de Documentos Fiscais via API Rest
Visualizado 340 vezes desde 16/03/2018
Emissão de Eventos Fiscais na API Rest
Visualizado 188 vezes desde 16/03/2018
API REST: Ano contido no documento não é o mesmo do informado no serviço - Como resolver?
Visualizado 189 vezes desde 08/01/2019
Gerenciamento de Empresas na API Rest
Visualizado 223 vezes desde 16/03/2018
Consulta Cadastro Centralizado de Contribuinte - Consulta Cadastro API Rest
Visualizado 507 vezes desde 14/01/2021
Consultar MDF-e não encerrado via API Rest
Visualizado 155 vezes desde 23/08/2021
Criar Aplicativo no Monitor Oobj
Visualizado 160 vezes desde 12/04/2018
Relatórios na API Rest
Visualizado 415 vezes desde 19/08/2021
Geração de DADFe sem valor fiscal na API Rest
Visualizado 226 vezes desde 25/05/2020
Emissão de DFes na API Rest
Visualizado 241 vezes desde 13/03/2018