Rejeição 208: CNPJ do destinatário inválido - Como resolver?
Rejeição
208 - CNPJ do destinatário inválido
Causa
Quando for emitida uma NF-e com o CNPJ do Destinatário inválido, com erro no preenchimento, apenas zeros ou com o dígito verificador inválido, será retornado a rejeição "208 - CNPJ do destinatário inválido".
Exemplo hipotético:
Foi emitida uma NF-e e o CNPJ do Destinatário foi preenchido apenas com zeros. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 208.
- No XML:
<dest> <CNPJ>00000000000000</CNPJ> <xNome>NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome> <enderDest> <xLgr>Rua T38</xLgr> <nro>270</nro> <xCpl>Galeria T61 Sala 105106</xCpl> <xBairro>NAVEGANTES</xBairro> <cMun>5208707</cMun> <xMun>Goiânia</xMun> <UF>GO</UF> <CEP>74650000</CEP> <cPais>1058</cPais> <xPais>Brasil</xPais> </enderDest> <indIEDest>1</indIEDest> <IE>154081086</IE> </dest>
- No TXT-SP:
E02|00000000000000|
E05|Rua T38|270|Galeria T61 Sala 105106|NAVEGANTES|5208707|Goiânia|GO|74650000|1058|Brasil||
Veja regra de validação da Sefaz:
Como Resolver
Deve-se informar CNPJ válido para o Destinatário, que exista no Cadastro de Contribuintes do SINTEGRA. Para saber como consultar o CNPJ do Destinatário veja o artigo: Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA? ou Como consultar uma Inscrição Estadual ou CNPJ no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC)?
Informado CNPJ do Destinatário, válido e existente no Cadastro de Contribuintes, basta reenviar a NF-e para processamento.
Referência
- Nota Técnica 2015/002 (v. 1.30) - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=v9JbkEY7evI=