NF3-e Rejeição 230 : IE do emitente não cadastrada - Como Resolver?


Quando for emitida uma NF3-e (modelo 66) e a Inscrição Estadual do Emitente não estiver cadastrada ou o processo de cadastramento não estiver finalizado, será retornado a rejeição "230 - IE do emitente não cadastrada".

 

Exceções e Observações

Esses casos são comuns em empresas / unidades recém criadas, onde todo o processo de cadastramento na Sefaz ainda não foi concluído.

 

Regra de Validação da Sefaz

 

Exemplo

Foi emitida uma NF3-e informando corretamente a IE do emitente  (123456789). Mas o documento foi rejeitado mesmo assim pelo motivo 230.

 

<emit>
	<CNPJ>07385111000102</CNPJ>
	
	<!-- IE do Emitente -->
	<IE>123456789</IE>
	
	<xNome>E-Sales Solucoes Oobj</xNome>
	<enderEmit>
		<xLgr>PROF ALGACYR MUNHOZ MADER</xLgr>
		<nro>2800</nro>
		<xBairro>CIC</xBairro>
		<cMun>4314902</cMun>
		<xMun>Porto Alegre</xMun>
		<CEP>81310020</CEP>
		<UF>RS</UF>
	</enderEmit>
</emit>

 

Como resolver?

Deve-se verificar o processo cadastral da sua Inscrição Estadual para ativar a emissão de NF3-e no Ambiente de Produção ou Homologação. Em cada Estado o processo para cadastramento e ativação de uma Inscrição Estadual para emissão de NF3-e pode ser diferente. Entre em contato com a Sefaz do seu Estado para melhores orientações sobre o processo de cadastramento / ativação.

Para confirmar se sua Inscrição Estadual existe e consta no cadastro da Sefaz, como "Habilitada" ou "Não Habilitada", consulte o SINTEGRA ou o Cadastro Centralizado de Contribuintes. Para saber como realizar essa consulta, veja os artigos:

 

Normalizado o cadastro da sua Inscrição Estadual, basta reenviar sua NF3-e a partir do seu Software Emissor.

 

Referência



Nº do Artigo: 1102
Postado: 25/04/2021 14:32:07
Última atualização: 25/04/2021 14:34:55
Postado: Isabel Cavalcanti [isabel.cavalcanti@oobj.com.br]

URL: https://oobj.com.br/bc/article/nf3-e-rejeição-230-ie-do-emitente-não-cadastrada-como-resolver-1102.html