Reduzir custos na empresa é sempre um ponto importante no setor financeiro. Na crise que estamos enfrentando, essa alternativa se torna ainda mais comum.
É importante citar que a diminuição de despesas deve ser considerada após a realização de um diagnóstico. Porém, é essencial sempre tentar manter a saúde financeira do negócio, a fim de crescer de forma sustentável.
Pensando nisso, separamos 5 formas de reduzir custos na empresa que não impactam na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
💡 Dica: “Como aplicar a recuperação tributária no meu negócio”
Defina metas de redução de custos na empresa
Todos os departamentos devem estar envolvidos nessa grande meta de diminuir despesas. Com isso, é preciso que o gestor de cada setor:
- Deixe sua equipe ciente da parcela de responsabilidade que tem dentro da meta
- Defina metas dentro dos próprios setores
- Avalie o impacto de cada corte a ser realizado. Não é nada estratégico diminuir despesas sem antes refletir sobre tal ação
💡 Dica: “Danone reduz em 40% seus custos com solução de emissão fiscal”
Incentivo geral para reduzir custos na empresa
Investir na conscientização interna para a economia é muito válido também. Algumas opções são:
- Abolir o uso de copos descartáveis na empresa
- Colar adesivos nos interruptores com lembretes para apagar a luz ao sair e acender apenas com necessidade
- Ofereça recompensas por ideias de redução de custos
- Incentivar o uso do ar condicionado apenas nos períodos mais quentes do dia
- Restringir o uso de impressoras apenas em extrema necessidade
- Dar preferência aos eletrônicos que poupam mais energia elétrica
É importante que o corte de custo se detenha apenas nas áreas que não atinjam o bem-estar dos colaboradores.
Foco em investimento e não em despesa
Para reduzir custos, é necessário aumentar os investimentos. Isso porque investimento é o que te traz retorno financeiro, aumentando os resultados (ROI).
Se você é o líder do setor fiscal, por exemplo, utilize o orçamento do time em ações e ferramentas que farão seu departamento ser mais produtivo e mais estratégico. Trazendo assim, maior retorno para a empresa como um todo.
💡 Dica: “Redução de custos operacionais e técnicos na SIACON”
Otimização do tempo das equipes
Para aplicar essa alternativa:
- Separe em categorias as atividades realizadas pelo time
- Analise o tempo gasto em cada uma delas
- Converse com os colaboradores para identificar problemas e buscar soluções
- Crie novos fluxos para que as tarefas sejam feitas em menos tempo
- Utilizar aplicativos que contribuam para a produtividade
- Divida de forma equilibra as responsabilidades entre os membros da equipe
- Invista na automatização
Diminuindo o tempo gasto nas atividades realizadas dentro do departamento, é possível reduzir:
- Pagamento de horas extras
- Futuras contratações desnecessárias (às vezes, não é necessário mais pessoas na equipe, as tarefas estão apenas mal divididas)
- Serviços contratados que não contribuem para a otimização do tempo ou que deixam o andamento das atividades mais lentas
Terceirize atividades que não são essenciais
Essa forma de reduzir custos é essencial. Para colocá-la em ação, é necessário:
- Focar no core business do seu negócio (verdadeiro objetivo)
- Listar as atividades que não contribuem diretamente com o objetivo central da empresa
- Analise quais atividades são possíveis de terceirizar e trarão mais benefícios se colocadas nas mãos de especialistas. Uma dica para identificá-las é notar quais tarefas levam mais tempo para serem realizadas, por serem complexas e aquelas que o negócio não obtém retorno financeiro direto em sua realização. Um exemplo é a contabilidade, acompanhamento tributário e gestão fiscal (emissão e recebimento de notas)
- Como dito no tópico anterior, invista na automatização. Procure sistemas que realizam essas atividades complexas de maneira mais ágil e descomplicada
Direcionando esforços exclusivamente para o core business do negócio, a empresa diminui ou evita:
- Custos trabalhistas
- Atrasos na entrega de obrigações fiscais/tributárias
- Retrabalho
- Descontrole no gerenciamento contábil e fiscal
💡 “5 dicas para garantir uma boa gestão de notas fiscais”
Investir em uma ferramenta de automatização não é gasto, é investimento. Coloque a energia do seu time no que faz o seu negócio crescer. Deixe a parte de emissão e recebimento de notas fiscais com a gente.
Nós da Oobj, somos especialista em gestão fiscal e vamos contribuir com:
- Redução de custos
- Mais produtividade
- Controle e organização dos documentos fiscais
- Prevenção contra notas frias
- E muito mais!
Nos envie uma mensagem e vamos conversar sobre como podemos revolucionar a gestão dos seus documentos fiscais:
Deixe um comentário