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Dicas para o Setor Fiscal durante a Black Friday

setor fiscal

Durante períodos de alta nas vendas, como a Black Friday, a atenção do setor fiscal precisa ser redobrada para evitar autuações e garantir o bom funcionamento da empresa.

Pensando nisso, preparamos esse material com os pontos principais que a área fiscal deve se atentar em momentos como a Black Friday. 

Atenção aos impostos

A equipe fiscal deve estar bem treinada e atenta à tributação durante este período. Por isso, é importante montar uma força-tarefa para acompanhar a gestão fiscal durante a data. 

A lista de impostos que incidem nos documentos fiscais não é curta. Mas não tem como fugir. Para ficar livre de autuações e manter a empresa funcionando é preciso direcionar esforços para essa área.

Para saber mais sobre cada um desses tributos e como calculá-los, acesse: Como calcular os impostos da NFCe

Gestão e o compliance no setor fiscal

Ainda relacionado ao tópico acima, um sistema de gestão fiscal também pode contribuir para o compliance fiscal. Isso porque um software de emissão completo garante o alinhamento com a legislação de acordo com cada UF.

Com a complexidade da legislação fiscal, é essencial contar com uma solução que apoie a equipe da área nesse cenário. Quando o emissor está sempre em dia com as atualizações e obrigatoriedades do Fisco, a sua empresa tem vários benefícios. Confira: 

  • Diminuição de riscos de multas e outras penalidades;
  • Contribuição para uma empresa eticamente responsável;
  • Aumento da transparência nos processos fiscais;
  • Garantia do armazenamento seguro e legal dos documentos fiscais;
  • Segurança para o cumprimento de prazos e obrigatoriedades do Fisco.

Para e pense, quão vantajoso seria para o seu negócio e setor fiscal garantir todos esses benefícios de forma fácil? 

Notas fiscais de entrada

Em períodos sazonais com aumento de vendas, consequentemente as empresas compram mais produtos de seus fornecedores. Essa movimentação alta requer uma atenção redobrada do setor fiscal para com as notas de entrada. 

Afinal, como o aumento de notas recebidas é maior que o normal, a probabilidade de erros crescem. Ou seja, é possível que aconteçam divergências entre o que foi pedido pelo seu negócio e o que foi colocado na nota de entrada, uma vez que os fornecedores estão realizando muitas vendas também.

Portanto, a equipe deve fazer essa conferência, diariamente, das notas recebidas a fim de verificar incoerências e solicitar a carta de correção o mais rápido possível. Pois quando há inconsistências na escrituração, o resultado é a atuação

Por isso, é importante ter um painel que possibilite a visão completa e em tempo real das notas emitidas e recebidas. No tópico abaixo, falaremos mais sobre um sistema facilitador da gestão fiscal. 

Otimização no setor fiscal

Além do Compliance, é importante que o departamento fiscal tenha uma solução para organizar e facilitar a gestão dos documentos emitidos e recebidos e que garanta a disponibilidade mesmo durante momentos de fluxo alto. 

No tocante ao gerencial, o ideal é que o departamento consiga acompanhar o ciclo de vida das notas fiscais de forma facilitada. Pois dessa maneira, é mais fácil prever problemas e realizar correções. 

Um dos segredos para manter o equilíbrio da gestão fiscal mesmo em épocas como a Black Friday é a automação. Afinal, reduz o retrabalho, as chances de erros de escrituração diminuem e a validação obrigatório com a Sefaz é facilitada.

Fique atento ao fechamento contábil

Como a Black Friday é no fim do mês, coincide diretamente com o período de fechamento contábil. Ou seja, o setor fiscal terá trabalho redobrado também no pós-evento. 

Isso devido ao grande aumento no número de notas para realizar a auditoria, verificando tributos e impostos em todas elas. Com tantos detalhes a se atentar, as chances de erros e autuações também crescem.

Gestão fiscal inteligente é com a Oobj!

Na solução fiscal utilizada no seu negócio, as funcionalidades devem ser direcionadas para simplificar processos diários, garantir boa performance de emissão, dar segurança ao armazenamento dos documentos fiscais e assegurar o compliance fiscal. 

A Oobj conta com essas aplicações em seu sistema, buscando sempre a melhor experiência para parceiros e clientes.

Conheça a solução da Oobj para gestão fiscal otimizada:




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