Preparamos um artigo completo com pontos que você precisa saber para emitir NFe no seu e-commerce, aumentar as vendas e evitar transtornos, principalmente em períodos de alta demanda. Confira:
O que é NFe?
Implementada pelo Ajuste SINIEF 07/05 de outubro de 2005 a Nota Fiscal Eletrônica é a versão digital da Nota Fiscal já conhecida no Brasil.
O documento é obrigatório para todas as operações de venda, com validade em todos o território nacional e tem como objetivo registrar a operação de trânsito de mercadorias ou uma prestação de serviços entre duas partes.
Ele é um documento emitido e armazenado eletronicamente em formato XML – formato de arquivo digital utilizado na conversão de documentos com dados organizados.
Além disso,é utilizada para circulação de mercadorias em todo território nacional o Documento Auxiliar da Nota Fiscal (DANFE), por meio dele é permitido conferências de mercadorias e realização de validações em postos fiscais se necessário.
O que é DANFE?
O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) foi criado em 2005 com o ajuste Sinief 07/05.
O DANFE é a representação da Nota fiscal eletrônica (NFe) impressa, que apresenta as principais informações do documento fiscal.
Ele fornece informações básicas sobre a operação em curso, como:
- Conter a chave numérica com 44 posições para consulta das informações da Nota Fiscal Eletrônica (Chave de Acesso)
- Código de barras da chave
- Dados do destinatário
- Valores
- Dados do emitente
- Dados do emitente
- Impostos
Esse documento precisa estar presente em todas as operações comerciais, ou seja, deve ser acompanhado com as mercadorias durante todo processo de transporte até chegar no destinatário.
E o DANFE simplificado?
O Danfe simplificado é um modelo de etiqueta que possui algumas especificações diferentes do modelo tradicional.
Seu objetivo é facilitar o processo, substituindo o documento maior e mais completo (Danfe) por uma etiqueta com informações resumidas.
Este documento traz benefícios para o consumidor, vez que facilita a leitura e compreensão das informações, bem como para o emitente da nota, pois diminui custos com papel, garante mais agilidade na impressão, organização no despacho das mercadorias, acelerando as entregas.
Com a publicação da NT 2020.004 de 2020, foi regulamentado quais são as informações e campos obrigatórios que devem conter para gerar o DANFE simplificado modelo etiqueta:
Para este novo formato é obrigatória a exibição dos seguintes campos:
- Descrição “DANFE Simplificado – Etiqueta”
- Dados do emitente (Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ, Inscrição Estadual)
- Dados gerais da NFe (Tipo de operação, se entrada ou saída, Série e Número da NFe, Data de emissão)
- Informações do destinatário (Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ/CPF, Inscrição Estadual, quando existir)
- Valor total da NFe
Após todas as etapas realizadas em vendas online serem cumpridas, a NFe é emitida normalmente pela loja e autorizada pela SEFAZ.
A emissão do novo modelo é semelhante ao DANFE tradicional e as etapas são as mesmas, o que mudará será apenas o formato e as informações dos campos necessários que serão impressos.
👉 Leia mais: Danfe Simplificado: o que é, como emitir e benefícios
Como emitir uma NFe?
O fluxo de emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica consiste em algumas etapas que devem ser seguidas:
- Geração do arquivo XML contendo informações sobre o seu negócio e a venda
- Assinatura digital
- Envio para SEFAZ
- Validação e autorização
- Impressão da DANFE
Como fazer a emissão da Nota Fiscal Eletrônica para e-commerce?
A emissão da Nota Fiscal Eletrônica é mais fácil do que parece, trouxemos um checklist para você realizar esse processo. Confira:
✅ Inscrição no CNPJ
✅ Aquisição de Certificado Digital
✅ Estar credenciado na SEFAZ
✅ Criar a integração com a plataforma do seu ecommerce
A primeira etapa do processo de emissão deve estar inscrito ou se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal.
O segundo item do checklist é obter um Certificado Digital. Esse recurso garante que a emissão da Nota Fiscal Eletrônica seja realizada com segurança e sem risco de fraude.
💡 O certificado verifica a autoria e a autenticidade dos dados que estão sendo gerados.
A credencial na Secretaria da Fazenda também é primordial para a emissão da NFe. Ou seja, é preciso fazer o credenciamento no site da SEFAZ do seu estado, para que o órgão cadastre seu CNPJ como emissor regularizado de Nota Fiscal Eletrônica.
A terceira etapa para emitir nota fiscal eletrônica é fazer o credenciamento no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado.
Vale lembrar que é só após esse credenciamento que você terá autorização para fazer a emissão das notas fiscais eletrônicas do seu negócio.
Como escolher o melhor emissor de NFe para o seu negócio
Escolher um sistema emissor de Nota Fiscal Eletrônica é um processo que deve ser pensado e muito bem avaliado, afinal, o faturamento da sua empresa depende diretamente da emissão desse documento.
Sendo assim, a melhor solução para você será aquela que atender a todas as suas necessidades de gerenciamento fiscal.
Para te ajudar a identificar esses pontos e avaliar processos, separamos alguns ítens que devem ser levados em conta na hora de escolher o emissor:
- Análise de necessidades
- Infra estrutura necessária
- Diferenciais da solução
- Suporte Técnico
- Custo x Benefício
👉 Leia também: Como escolher um bom emissor de NFe
Uma solução completa que você pode optar é o Oobj NFe. Nossa solução é completa para emissão e está disponível nas modalidades SAAS ou InHouse, com suporte 24 horas por dia para que seu e-commerce não precise parar.
Com o Monitor Oobj você gera relatórios de notas e acompanha todo o processo de emissão dos seus documentos em tempo real.
Além disso, a solução possui integração total com seu sistema, seja via arquivos, API REST ou Banco de Dados.
Como preparar seu negócio para períodos de alta demanda
Datas comemorativas e períodos de alta demanda geram grandes aumentos nas vendas de produtos e serviços.
O aumento de vendas está diretamente relacionado com a gestão de Documentos Fiscais, por isso, é nesses períodos de grande volume de emissões que problemas podem ocorrer, como falhas de comunicação com a Sefaz.
Mas calma! Esses problemas podem ser evitados através de um monitoramento constante da sua disponibilidade.
Planeje uma operação fiscal inteligente e prepare-se para alavancar suas vendas com a solução de emissão da Oobj:
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