Gestão

Gamificação nas empresas: como implementar na sua software house

gamificação nas empresas

A gamificação nas empresas é uma estratégia que se tornou comum para incentivar a produtividade e deixar os colaboradores mais engajados.

A Gamificação (termo derivado do inglês) tem o objetivo de utilizar jogos como formas de engajamento para colaboradores ou clientes. Essa técnica se tornou uma tendência por trazer muitos resultados positivos.

Na sequência, vamos entender na prática a Gamificação no ambiente de trabalho:

Gamificação nas empresas 

Utilizada como estratégia de engajamento, a gamificação nas empresas busca estimular os colaboradores com jogos, mantendo-os sempre envolvidos com o trabalho (game). Ou seja, as responsabilidades dos membros da equipe são organizadas de maneira semelhante a um jogo e o objetivo principal é vencer.

Assim, a gamificação é capaz de contribuir para o seu time em diversos pontos, como:

  • Aumento de produtividade;
  • Foco nas atividades;
  • Engajamento;
  • Motivação para cumprir responsabilidades;
  • Reconhecimento.

Gamificação nas empresas: como implementar em software houses

Inovar deve ser uma das prioridades para Software Houses. O ramo é competitivo e quem não se reinventa, é deixado para trás. 

💡 4 formas de reinventar sua Software House na crise

Bom, a inovação pode ser introduzida na sua empresa aos poucos. A Gamificação para atividades internas é uma maneira. Vejamos:

Atividades Diárias 

Essa opção contribui principalmente para produtividade e engajamento. O time de colaboradores deve ter em mente, de forma muito clara, suas responsabilidades rotineiras e o que deve ser cumprido diariamente e semanalmente. Para facilitar essa parte, vale a pena utilizar ferramentas de gestão de projetos. 

Com as responsabilidades estruturadas, o jogo pode se organizar no cumprimento de cada tarefa e com isso, obter o feedback delas por parte do gestor. Esse feedback mostrará as razões pelas quais o jogo do dia/semana foi vencido ou perdido e o que pode ser feito para melhorar o resultado.

Metas do time

Todos os times de uma empresa de software devem possuir metas semanais/mensais. Nesse sentido, utilizar elementos de jogos para as metas da equipe, contribui ainda mais para o engajamento. 

💡 Por exemplo:

Um time de suporte hipotético tem as seguintes metas:

  • Obter nota acima de 8 em todos os seus atendimentos;
  • Aumentar em 50% os atendimentos via chat;
  • Criar 2 tutoriais para uso do software para os usuários.

Bom, se o membro do time cumprir tais metas ele pode ganhar troféus virtuais, mini prêmios, objetos personalizados, e ver seu progresso em tempo real rumo ao objetivo final (vencer), que pode ser: promoção, dia de folga, aumento de salário, bonificação em dinheiro, etc.

Treinamento de novo colaborador

A Gamificação também pode ser usada no treinamento de novos colaboradores. Isso vai aumentar a atenção e contribuirá para o aprendizado. Veja alguns exemplos:

  • Quiz ao final de cada etapa do treinamento;
  • Game com situações hipotéticas de acordo com a função que irá exercer;
  • Jogos interativos sobre o conteúdo do treinamento.

Engajamento geral

É essencial que os colaboradores se sintam parte da empresa. Além de possuir um ambiente interno acolhedor, é importante estimular a participação com recompensas. Veja os motivos pelos quais você pode beneficiar o colaborador, seja com presentes ou pontos, para resgatar prêmios no final. 

  • Tempo de casa;
  • Participação de eventos (festas juninas, palestras);
  • Interação nas redes sociais (compartilhamento de publicações);
  • Contribuição intelectual (produção de artigos para o blog, treinamentos, palestras);
  • Ideias de melhoria (produtos, departamentos, etc).

Primeiros passos para a gamificação nas empresas…

Para iniciar a técnica de gamificação na sua software house é necessário seguir alguns passos:

  • Identificar áreas que precisam de engajamento: cumprimento de metas do Desenvolvimento ou Diminuição da rotatividade no Suporte, por exemplo;
  • Após perceber as defasagens, entenda o que a equipe valoriza: bonificação, presentes, prêmios, folgas, promoção, reconhecimento. Sabendo isso, você poderá começar a estruturar as ações; 
  • Estabeleça objetivos para cada ação: gamificação de metas para o suporte para aumentar o reconhecimento e diminuir rotatividade, como gamificação do treinamento para aumentar o engajamento;  
  • Veja como medir o resultado: por exemplo, comparando com dados anteriores à gamificação ou implementar sistemas com a gestão.

Aumentar o engajamento para conseguir melhores resultados e focar nos objetivos do negócio é essencial.

É muito importante também facilitar ao máximo as atividades não-essenciais do seu software!

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