A gamificação nas empresas é uma estratégia que se tornou comum para incentivar a produtividade e deixar os colaboradores mais engajados.
A Gamificação (termo derivado do inglês) tem o objetivo de utilizar jogos como formas de engajamento para colaboradores ou clientes. Essa técnica se tornou uma tendência por trazer muitos resultados positivos.
Na sequência, vamos entender na prática a Gamificação no ambiente de trabalho:
Gamificação nas empresas
Utilizada como estratégia de engajamento, a gamificação nas empresas busca estimular os colaboradores com jogos, mantendo-os sempre envolvidos com o trabalho (game). Ou seja, as responsabilidades dos membros da equipe são organizadas de maneira semelhante a um jogo e o objetivo principal é vencer.
Assim, a gamificação é capaz de contribuir para o seu time em diversos pontos, como:
- Aumento de produtividade;
- Foco nas atividades;
- Engajamento;
- Motivação para cumprir responsabilidades;
- Reconhecimento.
Gamificação nas empresas: como implementar em software houses
Inovar deve ser uma das prioridades para Software Houses. O ramo é competitivo e quem não se reinventa, é deixado para trás.
💡 4 formas de reinventar sua Software House na crise
Bom, a inovação pode ser introduzida na sua empresa aos poucos. A Gamificação para atividades internas é uma maneira. Vejamos:
Atividades Diárias
Essa opção contribui principalmente para produtividade e engajamento. O time de colaboradores deve ter em mente, de forma muito clara, suas responsabilidades rotineiras e o que deve ser cumprido diariamente e semanalmente. Para facilitar essa parte, vale a pena utilizar ferramentas de gestão de projetos.
Com as responsabilidades estruturadas, o jogo pode se organizar no cumprimento de cada tarefa e com isso, obter o feedback delas por parte do gestor. Esse feedback mostrará as razões pelas quais o jogo do dia/semana foi vencido ou perdido e o que pode ser feito para melhorar o resultado.
Metas do time
Todos os times de uma empresa de software devem possuir metas semanais/mensais. Nesse sentido, utilizar elementos de jogos para as metas da equipe, contribui ainda mais para o engajamento.
💡 Por exemplo:
Um time de suporte hipotético tem as seguintes metas:
- Obter nota acima de 8 em todos os seus atendimentos;
- Aumentar em 50% os atendimentos via chat;
- Criar 2 tutoriais para uso do software para os usuários.
Bom, se o membro do time cumprir tais metas ele pode ganhar troféus virtuais, mini prêmios, objetos personalizados, e ver seu progresso em tempo real rumo ao objetivo final (vencer), que pode ser: promoção, dia de folga, aumento de salário, bonificação em dinheiro, etc.
Treinamento de novo colaborador
A Gamificação também pode ser usada no treinamento de novos colaboradores. Isso vai aumentar a atenção e contribuirá para o aprendizado. Veja alguns exemplos:
- Quiz ao final de cada etapa do treinamento;
- Game com situações hipotéticas de acordo com a função que irá exercer;
- Jogos interativos sobre o conteúdo do treinamento.
Engajamento geral
É essencial que os colaboradores se sintam parte da empresa. Além de possuir um ambiente interno acolhedor, é importante estimular a participação com recompensas. Veja os motivos pelos quais você pode beneficiar o colaborador, seja com presentes ou pontos, para resgatar prêmios no final.
- Tempo de casa;
- Participação de eventos (festas juninas, palestras);
- Interação nas redes sociais (compartilhamento de publicações);
- Contribuição intelectual (produção de artigos para o blog, treinamentos, palestras);
- Ideias de melhoria (produtos, departamentos, etc).
Primeiros passos para a gamificação nas empresas…
Para iniciar a técnica de gamificação na sua software house é necessário seguir alguns passos:
- Identificar áreas que precisam de engajamento: cumprimento de metas do Desenvolvimento ou Diminuição da rotatividade no Suporte, por exemplo;
- Após perceber as defasagens, entenda o que a equipe valoriza: bonificação, presentes, prêmios, folgas, promoção, reconhecimento. Sabendo isso, você poderá começar a estruturar as ações;
- Estabeleça objetivos para cada ação: gamificação de metas para o suporte para aumentar o reconhecimento e diminuir rotatividade, como gamificação do treinamento para aumentar o engajamento;
- Veja como medir o resultado: por exemplo, comparando com dados anteriores à gamificação ou implementar sistemas com a gestão.
Aumentar o engajamento para conseguir melhores resultados e focar nos objetivos do negócio é essencial.
É muito importante também facilitar ao máximo as atividades não-essenciais do seu software!
Sua empresa de software possui um módulo fiscal e tem dificuldades para acompanhar as notas técnicas? Confira as Notas Técnicas compartilhadas pela Sefaz com o calendário da Oobj.
💜 Sobre a Oobj:
Somos uma empresa de software especialista em documentos fiscais eletrônicos (Emissão, Recebimento e Armazenamento).
Deixe um comentário