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Vendas Black Friday: sua operação está preparada?

vendas Black Friday

As vendas na Black Friday vão muito além da alta demanda de clientes e o aumento na procura por seus produtos. Os bastidores dessa data trazem muito mais complexidade e exigem uma intensa preparação para que possíveis erros sejam mitigados e não atrapalhem a experiência dos clientes.

Neste artigo, falaremos sobre os problemas que essa data pode gerar e a importância da operação fiscal para que o aumento nas vendas não se torne uma dor de cabeça. Confira:

As vendas na Black Friday

A Black Friday chegou ao Brasil em 2011, sendo importada dos EUA. Ela acontece sempre na última sexta-feira de novembro, e tem se tornado cada vez mais popular no país.

A expectativa para a Black Friday deste ano é alta, tanto para os consumidores quanto para as empresas que esperam por um aumento considerável nas vendas. Para garantir a satisfação dos seus clientes e da sua operação é extremamente importante estar preparado.

Afinal, o alto volume de vendas pode intensificar problemas técnicos na operação, como falha de comunicação com a SEFAZ, rejeições causadas por erros no preenchimento dos documentos ou na configuração do sistema de emissões. 

Essas ações interferem diretamente no atendimento e na satisfação dos clientes, por isso é tão importante se prevenir desses contratempos. 

O que o consumidor espera da Black Friday

Além de promoções, os clientes esperam e precisam adquirir produtos de origem confiável. Para isso, é imprescindível a emissão de nota fiscal eletrônica. 

Parece óbvio, mas nem toda empresa cumpre essa exigência legal de forma correta. Além de ser obrigatório, o documento fiscal também dá ao consumidor a garantia de procedência do produto, comprova a compra, informa onde ela foi feita e o responsável pela venda. É por meio dele que o comprador pode solicitar trocas e devoluções, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor

Essa ação é muito importante, já que durante esse evento, além das vendas, aumenta também o número de fraudes. 

O consumidor tem o direito de exigir o documento fiscal. Caso seja negado, o cliente poderá procurar o PROCON ou a Delegacia do Consumidor. Ao não emitir Nota Fiscal, sua empresa estará sujeita a multas que variam de 10% a 100% sobre cada nota autuada. 

O cenário fiscal e a experiência do cliente em vendas na Black Friday

Durante as vendas na Black Friday, a tendência é ter um aumento no número de clientes. Para oferecer uma experiência satisfatória, é preciso que o cliente tenha uma boa experiência de compra. 

Longas filas nos caixas, demora no fechamento de cada compra, problemas com pagamento, são algumas falhas que podem abalar o relacionamento com o cliente. Mas com uma boa preparação, esses erros podem ser evitados. Veja abaixo como preparar sua operação fiscal: 

Evitando demora no atendimento durante a Black Friday

O processo de emissão de nota fiscal pode ser responsável pelo aumento das filas nos estabelecimentos comerciais e demora no atendimento. Se o sistema de mensageria fiscal utilizado não tiver alta performance, o alto volume de emissões pode aumentar o tempo de fechamento de cada compra, acarretando em filas crescentes e compras online que demoram a ser processadas.

Outro ponto a ser levado em consideração é a comunicação com a SEFAZ. Se a mensageria fiscal não for capaz de fazer o monitoramento automático da disponibilidade, as notas ficarão paradas até a conexão retornar, impedindo a conclusão da compra e comprometendo o atendimento dos clientes seguintes ou paralisando as vendas online. O ideal, portanto, é ter um sistema fiscal capaz de entrar e sair do modo de emissão em contingência automaticamente. 

Lembrando que emissões em contingência não têm valor real até as notas serem autorizadas pela SEFAZ. Ou seja, há o risco dela não ser autorizada tornando inválida a chave de acesso impressa no DANFCe. Entre as consequências dessa situação, estão autuações pelo Procon e processos relacionados ao Direito do Consumidor.

E-commerce

Problemas com filas não se aplicam às vendas da Black Friday no e-commerce. Mesmo assim, podem ocorrer outros erros no momento em que o produto está sendo adquirido.

Demora na conclusão de uma transação ou mesmo erros podem fazer com que o cliente fique em dúvida se realmente comprou o produto ou não. Isso acarreta em duas consequências: 

  • Compra em duplicidade, por achar que a primeira compra não foi efetivada;
  • Perda da mercadoria ou oferta de preço acreditando que a compra foi efetivada.

O primeiro passo para se prevenir é garantir um site com um servidor que se ajuste ao aumento no número de acessos. Além disso, a equipe de suporte deve estar sempre atenta e preparada para resolver possíveis complicações. 

Diferentes formas  de pagamento

É cada vez mais comum as empresas diversificarem as opções de pagamento oferecidas aos consumidores. Um exemplo disso é a possibilidade de dividir uma compra em diferentes modos de pagamento. Porém, essa prática pode resultar em problemas de conformidade fiscal. Ou seja, as emissões fiscais não baterão com os valores recebidos. É preciso manter-se atento sobre essa questão.

Como ter uma operação preparada para as vendas na Black Friday

Se a gestão fiscal do seu negócio possui lacunas, erros frequentes e lentidão na emissão de NFCes, a Black Friday pode se tornar um pesadelo para a sua empresa.

Para não perder a oportunidade de aumentar suas vendas durante essa data, prepare sua gestão fiscal e mantenha sua operação emitindo com rapidez e alta performance, automatizando trabalhos manuais e deixando os clientes satisfeitos.

Planeje uma operação fiscal inteligente e prepare-se para alavancar suas vendas com a solução de emissão da Oobj.




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