Na hora de escolher uma API para emissão fiscal, é importante considerar alguns aspectos que garantam eficiência, facilidade de integração e suporte técnico.
A empresa de software que adota uma API para essa função consegue reduzir custos, simplificar processos e delegar a um parceiro especializado as atualizações exigidas pela Sefaz. Mas, quais critérios avaliar para fazer a melhor escolha?
Confira alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher a API para emissão de documentos fiscais:
API para emissão de NFCe, NFSe, NFe, CTe e MDFe
É essencial que a API emissora abarque os principais documentos fiscais eletrônicos. Afinal, as necessidades dos seus clientes precisam ser atendidas. Além disso, atrair novos clientes é mais fácil quando se tem um software mais completo.
Ter a capacidade de emitir diferentes documentos fiscais, como NFe, NFCe, CTe, MDFe, é um grande diferencial competitivo para sua empresa de software.
Esse ponto é ainda mais relevante no caso da NFSe (Nota Fiscal de Serviço eletrônica), pois, ao contrário dos outros, ela ainda não segue um padrão de layout nacional.
Com o uso de uma API, a complexidade da emissão de NFSe para diferentes municípios é eliminada. Em vez de precisar implementar uma nova versão de NFSe para cada localidade atendida, uma API com padrão único faz todo o trabalho.
A API se encarrega de gerar o XML necessário a partir dos parâmetros fornecidos, adaptando automaticamente o layout conforme as exigências de cada prefeitura.
Ou seja, a empresa responsável pela API cuida de toda a burocracia, ajustando o sistema conforme as regras fiscais de cada município.
Na Oobj, por exemplo, a emissão de NFSe via API cobre diversos municípios que utilizam o modelo ABRASF. As empresas de software que são nossas parceiras não precisam se preocupar com essa parte e ainda podem atrair mais clientes por oferecer um portfólio variado.
Por isso, ao escolher uma API para emissão fiscal, é essencial garantir que ela ofereça a possibilidade de emitir diferentes modelos de nota fiscal.
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Integração variada e descomplicada
A integração da API com o software precisa ser simples e descomplicada. O ideal é buscar uma solução que facilite o processo, sem criar obstáculos técnicos.
Um bom exemplo é o uso do JSON (JavaScript Object Notation). Esse formato opera de maneira independente da linguagem de programação e é simples de escrever, ou seja, o XML da nota fiscal será gerado através de um JSON.
💡Leia mais: Benefícios de automatizar o recebimento da XML da nota fiscal
Se sua empresa está considerando uma API para emissão, a busca por facilidade é clara. Portanto, não faz sentido optar por soluções que envolvam integrações complexas e demoradas.
Optar por uma API que ofereça diferentes opções de integração e simplifique as operações garante que o software seja rápido, prático e escalável, atendendo às necessidades do seu negócio sem complicações.
Diferentes opções de recursos para gestão fiscal
É importante que a API emissora ofereça outras funcionalidades além da emissão. A Oobj, por exemplo, possibilita para nossos softwares parceiros esses e outros benefícios, confira:
- Painel Whitelabel: portal web personalizado com o nome da sua empresa, domínio e logomarca. Assim, seus clientes utilizam todas as funcionalidades do nosso sistema, mas com a cara da sua empresa.
- Emissão de Eventos e inutilização: endpoint para emitir Cancelamento, Carta de Correção e Manifestação do Destinatário.
- Facilidade na solução de Rejeições: indicação da solução das rejeições de emissão direto na Base de Conhecimento da Oobj. O Software parceiro oferece as respostas em seu próprio sistema.
- Consulta de status/disponibilidade da Sefaz: verificação da disponibilidade em tempo real com a taxa de autorização de documentos por minuto.
- Ativação de Contingência: a API converte automaticamente as notas fiscais para esse tipo de emissão, caso ocorra alguma falha na Sefaz.
- Configuração do Certificado Digital: configuração e renovação do certificado digital (A1) através da API.
- Consulta Cadastro de Contribuintes: possibilidade de consultar a situação cadastral e outros dados antes de emitir o documento contra a empresa.
- Geração de Relatórios: obtenção de diversos relatórios por período, como eventos, notas emitidas, recebidas e inutilizadas.
- Envio automático do XML por email: é obrigação do emitente fazer esse envio para o destinatário ou tomador da nota. Através da API, os clientes do seu software terão essa função de forma automatizada.
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