Tecnologia

Como escolher uma API para emissão de NFSe, NFCe e NFe?

Api para emissão

Na hora de escolher uma API para emissão fiscal, é importante considerar alguns aspectos que garantam eficiência, facilidade de integração e suporte técnico. 

A empresa de software que adota uma API para essa função consegue reduzir custos, simplificar processos e delegar a um parceiro especializado as atualizações exigidas pela Sefaz. Mas, quais critérios avaliar para fazer a melhor escolha?

Confira alguns pontos que devem ser considerados na hora de escolher a API para emissão de documentos fiscais:

API para emissão de NFCe, NFSe, NFe, CTe e MDFe

É essencial que a API emissora abarque os principais documentos fiscais eletrônicos. Afinal, as necessidades dos seus clientes precisam ser atendidas. Além disso, atrair novos clientes é mais fácil quando se tem um software mais completo.

Ter a capacidade de emitir diferentes documentos fiscais, como NFe, NFCe, CTe, MDFe, é um grande diferencial competitivo para sua empresa de software. 

Esse ponto é ainda mais relevante no caso da NFSe (Nota Fiscal de Serviço eletrônica), pois, ao contrário dos outros, ela ainda não segue um padrão de layout nacional.

Com o uso de uma API, a complexidade da emissão de NFSe para diferentes municípios é eliminada. Em vez de precisar implementar uma nova versão de NFSe para cada localidade atendida, uma API com padrão único faz todo o trabalho.

A API se encarrega de gerar o XML necessário a partir dos parâmetros fornecidos, adaptando automaticamente o layout conforme as exigências de cada prefeitura. 

Ou seja, a empresa responsável pela API cuida de toda a burocracia, ajustando o sistema conforme as regras fiscais de cada município.

Na Oobj, por exemplo, a emissão de NFSe via API cobre diversos municípios que utilizam o modelo ABRASF. As empresas de software que são nossas parceiras não precisam se preocupar com essa parte e ainda podem atrair mais clientes por oferecer um portfólio variado.

Por isso, ao escolher uma API para emissão fiscal, é essencial garantir que ela ofereça a possibilidade de emitir diferentes modelos de nota fiscal.

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Integração variada e descomplicada 

A integração da API com o software precisa ser simples e descomplicada. O ideal é buscar uma solução que facilite o processo, sem criar obstáculos técnicos.

Um bom exemplo é o uso do JSON (JavaScript Object Notation). Esse formato opera de maneira independente da linguagem de programação e é simples de escrever, ou seja, o XML da nota fiscal será gerado através de um JSON. 

💡Leia mais:  Benefícios de automatizar o recebimento da XML da nota fiscal

Se sua empresa está considerando uma API para emissão, a busca por facilidade é clara. Portanto, não faz sentido optar por soluções que envolvam integrações complexas e demoradas.

Optar por uma API que ofereça diferentes opções de integração e simplifique as operações garante que o software seja rápido, prático e escalável, atendendo às necessidades do seu negócio sem complicações.

Diferentes opções de recursos para gestão fiscal

É importante que a API emissora ofereça outras funcionalidades além da emissão. A Oobj, por exemplo,  possibilita para nossos softwares parceiros esses e outros benefícios, confira:

  • Painel Whitelabel: portal web personalizado com o nome da sua empresa, domínio e logomarca. Assim, seus clientes utilizam todas as funcionalidades do nosso sistema, mas com a cara da sua empresa.
  • Emissão de Eventos e inutilização: endpoint para emitir Cancelamento, Carta de Correção e Manifestação do Destinatário.
  • Facilidade na solução de Rejeições: indicação da solução das rejeições de emissão direto na Base de Conhecimento da Oobj. O Software parceiro oferece as respostas em seu próprio sistema. 
  • Consulta de status/disponibilidade da Sefaz: verificação da disponibilidade em tempo real com a taxa de autorização de documentos por minuto.
  • Ativação de Contingência: a API converte automaticamente as notas fiscais para esse tipo de emissão, caso ocorra alguma falha na Sefaz. 
  • Configuração do Certificado Digital: configuração e renovação do certificado digital (A1) através da API.
  • Consulta Cadastro de Contribuintes: possibilidade de consultar a situação cadastral e outros dados antes de emitir o documento contra a empresa.
  • Geração de Relatórios: obtenção de diversos relatórios por período, como eventos, notas emitidas, recebidas e inutilizadas. 
  • Envio automático do XML por email: é obrigação do emitente fazer esse envio para o destinatário ou tomador da nota. Através da API, os clientes do seu software terão essa função de forma automatizada. 

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Se a sua empresa de software busca reduzir burocracias e oferecer mais diferenciais para seus clientes, tudo isso com um investimento acessível, a API para emissão fiscal da Oobj é a escolha certa.

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