Confira com detalhes todas as etapas de implementação de Notas Técnicas da Sefaz e separação da equipe para essa atividade.
Desde o momento que uma Nota Técnica da Sefaz nova é divulgada, o processo de implementação no software e módulos fiscais é um caminho longo.
Pensando nisso, vamos falar nesse artigo, sobre cada uma das etapas até a chegar a atualização do sistema, principais dificuldades e formas de facilitar essa demanda.
Vamos lá:
Responsabilidades na implementação das Notas Técnicas Sefaz
A Oobj atua especificamente com documentos fiscais, por isso, nossos módulos fiscais precisam estar sempre atualizados.
Além disso, a equipe está sempre se preparando para as mudanças no prazo inicial de vigência estipulado pela Sefaz. Pois é se adequar às alterações com antecedências. O time também se responsabiliza por auxiliar em treinamentos dos clientes e apoiar as empresas que vão passar por cada mudança.
Devido a essa rotina frequente de atenção às mudanças, temos uma estruturação de atividades e responsáveis por cada demanda.
Veja abaixo:
Equipe de Produto
Essa equipe é responsável por acompanhar diariamente todas as novidades que são publicadas no portal da Sefaz nacional e também estadual.
Com isso, se faz necessário também:
- Analisar as Notas Técnicas e avaliar possíveis mudanças no produto
- Comunicar alterações para clientes e equipe interna
- Registro de atividade no Redmine (plataforma utilizada)
Equipe de desenvolvimento
Esse time começa a implementar as mudanças das Notas Técnicas no software.
Detalhadamente, as atividades incluem:
- Incorporação de novos pacotes de Schemas
- Mapeamento de novos Cstats
- Adaptação de conversor XML Oobj, atualização do Manual de Integração para atender as Notas Técnicas
- Mapeamento de novas validações (cStat – xMotivo) entre as Mensagens
- Avaliação de necessidade de adaptações nos documentos auxiliares (Danfe)
- Adaptação de Validador para atender as Notas Técnicas
Equipe de Teste
As pessoas responsáveis pelos testes, precisam verificar se está tudo certo com as novas implementações realizadas e garantir a atualização de Teste Automatizado para atender a Nota Técnica.
Equipe de Suporte e Implantação
Por último, esse time precisa garantir que os clientes estejam por dentro de todas as atualizações que aconteceram, principalmente, aquelas que forem mais complexa. Ou seja, é de responsabilidade dessa equipe:
- Treinar os clientes sobre mudanças
- Implementar as atualizações nos sistemas dos clientes e parceiros
- Atualizar os Manuais no Portal do Cliente
- Manter em dia a Base de Conhecimento, para facilitar a consulta dos clientes e demais usuários
💡 Base de Conhecimento Oobj: tutoriais, resolução de rejeições, atualizações de NTs e muito mais!
Passos da implementação da Notas Técnicas Sefaz
Entrada da NT
Bom, quando uma nova Nota Técnica é lançada, é necessário :
- Verificar data de Ambiente de Homologação
- Conferir data de Ambiente de Produção
- Verificar data de Desativação
- Analisar as mudanças com time de Dev / Produto
Depois que ficar por dentro daquela NT, será necessário comunicar os clientes da atualização.
Backlog e mapeamento
Nesse estágio, será necessário organizar todas as atividades de desenvolvimento detalhadas e especificadas, com suas datas de entrega e metas de entregas. De forma geral, existem estas atividades:
- Mapear mudanças no fluxo de Input de documentos: se o sistema tem um receptor de XML ou entrada manual de DFe, se faz necessário priorizar tal campo para receber o XML já atualizado
- Mapear novas validações: ao identificar isso é preciso depois, mapear no sistema
- Atualização documental: aqui, a documentação técnica da empresa precisa ser adaptada para as mudanças, bem como os documentos técnicos, manuais, artigos de blog, tutoriais, entre outros
- Layout: se houver alteração no documento auxiliar, será preciso fazer a modificação com as novas regras
- Suporte: o time do suporte também precisa ser atualizado para ter capacidade de atender aos clientes com as possíveis novas rejeições e dúvidas.
Implementação de Notas Técnicas Sefaz no Software
Como dito anteriormente, aqui, a implementação de Notas Técnicas entra em ação no software. A equipe faz as primeiras mudanças e passa para a equipe de teste que verifica tudo o que foi mudado e faz simulações no sistema para ver se tudo está rodando normalmente.
Caso erros sejam encontrados, será preciso realizar as atividades necessárias novamente e fazer novos testes até tudo funcionar de forma coerente.
Atualização para os clientes
Se for necessário fazer as mudanças direto com o cliente, será preciso:
- Mapear as atualizações necessárias para clientes específicos
- Fazer o agendamento
- Rollout da versão
- Testes
- Finalização da implantação
- Treinamento se for necessário
Fugindo da complexidade das Notas Técnicas Sefaz
Bom, só com essa “breve” descrição de todo o processo de implementação de atualizações dá para perceber a complexidade dessa demanda. Aqui na Oobj, por exemplo, só em 2017 e 2018 foram gastas mais de 800 horas para cuidar dessas mudanças estipuladas pela Sefaz.
Pense agora, no seu cenário. A equipe da sua empresa de software trabalhando cerca de 5 meses do ano especificamente para um módulo que não garante retorno direto e sim cumprimento de obrigatoriedade. Isso não parece muito estratégico. O módulo fiscal não pode tomar tanto o seu tempo e dinheiro.
Afinal, não sobra tempo para poder desenvolver seus projetos e focar na sua solução específica com melhoria e inovação.
Foque na sua empresa. Deixe a complexidade fiscal para empresas de tecnologia especialistas. Aqui na Oobj, nós cuidamos das atualizações impostas pela Sefaz, evolução do módulo fiscal e fornecemos suporte personalizado para os seus clientes. Nossos parceiros têm todos esses benefícios e muitos outros.
Quer saber mais como podemos contribuir com o crescimento da sua empresa de software? Fale com a gente:
toda nota técnica que é divulgada ( por exemplo a NT2020.006 NFe regras de validações) é mandatório que a empresa aplique essa nota no SAP? mesmo que a empresa não apresente esse cenário?
Não é mandatório que a empresa implemente esta NT, pois nem todas as empresas se enquadram neste processo de intermediador da operação.