Gestão

Emissão e recebimento de NFe: processos valiosos para o seu negócio

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A emissão e recebimento de notas fiscais pode ser muito mais que uma obrigação no cotidiano da sua empresa!  Esses processos podem ir além da legislação fiscal. Saiba mais:

Um Documento Fiscal eletrônico deve ser emitido sempre que ocorre uma operação de compra e/ou venda. E é de responsabilidade tanto do fornecedor quanto do destinatário guardar o documento em prazo previsto em lei.

Já o registro do recebimento de mercadorias é necessário para confirmar essa entrada. Sendo novamente, essencial tanto para quem vende quanto para quem recebe esses produtos.

Normalmente, esses dois processos são vistos pelas empresas apenas como obrigação. Cumprir tabela. Estar dentro da lei. Mas o seu negócio não pode se limitar apenas a isso, pois a emissão e o recebimento podem abrir portas para novas oportunidades de melhoria dentro das empresas. E vou te contar o porquê:

O impacto do Processo Fiscal em outras áreas

O processo fiscal da sua empresa impacta nas áreas de faturamento, logística, transporte e expedição. Um erro na sua nota pode impedir que sua mercadoria chegue até o seu consumidor, por exemplo.

A área de compras, entrega, tributária, pagamento, etc também são atingidas. O recebimento é uma parte altamente delicada que se mal gerenciada prejudica o crescimento da sua empresa.

Então, como se prevenir de possíveis erros e ainda ter ganho logísticos?

Vou citar aqui, alguns pontos principais para começar a introduzir o seu empreendimento na inovação a partir da exploração certa da emissão e recebimento fiscal:

  • Automatização no recebimento e emissão
  • Estruturação do departamento fiscal/compras em mais estratégico e menos operacional
  • Cruzamento das informações tributárias com o recebimento
  • Ter acesso fácil às notas que você emite e também recebe
  • Acompanhamento das mercadorias enviadas e status das notas emitidas
  • Atualização rotineira das exigências do Fisco

Erros comuns na emissão e recebimento fiscal

É mais fácil entender como acertar evitando não cometer erros. Por isso, vou listar para você alguns problemas comuns que precisam de atenção para não interferir negativamente na sua empresa:

  • Falta de controle das notas emitidas e recebidas: esse fato pode ocasionar multas, por emissão de notas frias contra o CNPJ do negócio.
  • Inexistência de auditoria fiscal: se os documentos recebidos e emitidos não são conferidos, a empresa tem mais chances de receber autuações.
  • Foco no trabalho manual: se o departamento responsável pela emissão e recebimento fiscal cumpre as atividades, em sua maioria, de forma manual, os erros são mais frequentes e a produtividade é baixa.
  • Falta de verificação das notas fiscais: os documentos recebidos precisam ter sua validação confirmadas na Sefaz para prevenir autuação.

Se você quer entender na prática como o recebimento fiscal automatizado pode melhorar os processos da sua empresa, conheça a nossa ferramenta “Oobj Recebeque captura as notas fiscais emitidas contra seu CNPJ, direto da Sefaz. Saiba mais:




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