Tecnologia

Integração ERP com sistema emissor fiscal, por que fazer?

Integração ERP

Entenda as vantagens e os motivos de iniciar uma Integração ERP com um sistema de emissão fiscal:

Desenvolver um emissor fiscal interno ou fazer a Integração ERP com sistema já pronto?

Empresas de softwares (ERP, por exemplo) que também têm uma ferramenta própria de emissão fiscal ou estão pensando em desenvolver uma, precisam se atentar nessas três questões:

01) Quantas horas de desenvolvimento no último ano foram usadas para atender a evolução dos processos de emissão fiscal? Essas horas foram utilizadas da melhor forma? Foi possível atingir um resultado satisfatório?

02) Qual é o diferencial que está levando aos seus clientes e usuários desenvolverem a solução internamente?

03) Quais demandas de negócio sua empresa está deixando de realizar para cumprir as obrigações fiscais?

Assim, acompanhar essa evolução no processo de emissão e recebimento fiscal é uma tarefa árdua. São muitas exigências e mudanças necessárias para que o software se mantenha em compliance com o que é exigido.

Veja alguns exemplos de mudanças dos últimos tempos:

  • Mudança de Versão de documentos fiscais eletrônicos (DFes)
  • Implementação do manual de boas práticas de DFes
  • Notas Técnicas para cumprir exigências do governo e que mudaram depois acrescentando ou incluindo informações
  • Particularidade de alguns estados que precisam ser ajustados nos softwares que comunicam com a Sefaz
  • Prazo cada vez menor para adaptação das Notas Técnicas pelos softwares para continuar emitindo e recebendo DFes

A cada ano que se inicia, muitas mudanças são previstas, veja exemplos:

  • Implantação de NFCe em Santa Catarina
  • Notas Técnicas
  • Novos manuais para implementar
  • Regras de validação
  • Inovações fiscais e programas
  • Acompanhamento da legislação constante

Portanto, a pergunta é principal: Vale realmente ter um desenvolvimento próprio com todas essas exigências e necessidades? E quanto desse desenvolvimento próprio aproxima ou distancia dos seus concorrentes?

Vantagens da Integração ERP com um sistema de emissão fiscal

Entenda melhor os motivos, de forma pontual, que justificam a integração do seu ERP com um software de emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos:

1. Foco no negócio

Muitas vezes, o que falta para potencializar os resultados da sua empresa é direcionar todos os seus esforços para seus serviços. Mas na área fiscal, acompanhar as notas técnicas e demais mudanças na legislação podem tirar o foco do que realmente importa e te traz lucros.

Tente calcular quanto tempo e dinheiro é gasto na parte fiscal. Agora reflita na diferença  que faria para a sua empresa, se esses recursos gastos fossem direcionados exclusivamente para seus produtos/serviços, seja para melhorá-los, atualizados, investir em novas estratégias de mercado, entre outras necessidades vitais para o seu negócio.

2. Evolução frequente

Quando a sua gestão fiscal fica em mãos de um software especializado há maior garantia de manutenção e evolução constante da solução. Ou seja, você ao integrar seu sistema com um emissor, recebedor e gerenciador fiscal tem a garantia de resolução de bugs e atendimento das demandas.

Assim, você não se preocupa com as atualizações necessárias devido às mudanças na legislação fiscal. Além disso, a melhoria no próprio sistema também é constante.

3. Produtividade

Realizar processos complexos de forma manual dá mais margem para erros, ainda mais quando se trata de gestão fiscal. A questão é, falhas nessa área não podem ocorrer, pois caso aconteça, a empresa está sujeito a multas e autuações fiscais.

Ao integrar o seu sistema com um software especializado, o preenchimento automático das notas poupa tempo, custos e erros. Além disso, com a terceirização, a burocracia é diminuída e o monitoramento das emissões é mais transparente e acessível.

4. Maior Controle das notas fiscais como diferencial de Mercado

Com um sistema especializado em gestão fiscal, os acontecimentos com as notas e as informações fiscais tornam-se mais claras e de fácil acesso. Assim, fica mais simples visualizar possíveis problemas fiscais e conseguir se prevenir.  

Através de uma interface web, a gestão dos documentos fiscais é feita de forma simples, responsiva e agradável. Além disso, o monitoramento é constante, tanto dos documentos emitidos quanto das notas recebidas.

5. Gerenciamento Centralizado no modelo White Label

Já pensou ter todos os documentos fiscais eletrônicos em um só lugar? Possuir essa facilidade elimina a necessidade de utilizar vários sistemas no dia-a-dia.

Dessa forma, você não precisa usar mais um sistema para emissão, outro para recebimento e outro para seu sistema de gestão interna da empresa. Pois realizando todas essas funções em um só painel, com integração completa sua rotina será muito mais otimizada.

Integração ERP com emissor fiscal especializado

Existem algumas formas de proporcionar ao seu sistema ERP mais funcionalidades no sentido de emissão e recebimento de notas fiscais

Se você possui uma Software House é possível iniciar uma parceria com um sistema emissor fiscal especializado. O acordo pode ser no modelo White Label, o que traz mais benefícios para a sua marca pois é mais personalizável.

Ou seja, você foca apenas nas especilidades do seu software e toda a parte burocrática e de performance com a emissão fiscal fica por conta da gente, que somos especializados nessa área. Assim, você consegue oferecer para os seus clientes um sistema completo, com uma mensageria de alta qualidade. O mais incrível disso é que o seu público não precisa saber que a ferramenta de emissão fiscal não foi criada pela sua empresa, pois é possível colocar a sua marca de forma personalizada no sistema da Oobj!

De qualquer forma, poder focar na estratégia do seu negócio e em suas competência principais sempre será um benefício. Mas isso pode ser otimizado ao mesmo tempo que suas ofertas são expandidas e fideliza mais clientes.

Se interessou? Conheça nosso programa de parceria:




2 respostas para “Integração ERP com sistema emissor fiscal, por que fazer?”

  1. GENIVALDO NEVES disse:

    gostaria de saber mais como funciona a forma de integração do meu ERP com o emissor de documentos fiscais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp