Cases

Refrescos Bandeirantes e a otimização no processo de emissão de notas fiscais

como otimizar seu processo de emissão fiscal

Veja como a Oobj acabou com a lentidão na emissão de notas fiscais e flexibilizou a rotina de uma empresa com mais de 30 mil clientes.

Acompanhe segundo episódio do Oobj Cast com o Emerson Reis, gerente Executivo de TI na Refrescos Bandeirantes Coca-Cola.

Prepare-se para entender como a emissão fiscal pode ajudar na solução de problemas recorrentes. Preencha os campos abaixo e assista:

A Refrescos Bandeirantes (Rebic) é uma empresa do Grupo José Alves cujo centro produtor localiza-se em Trindade (GO), com nove filiais situadas entre Goiás e Tocantins.

A empresa atende diretamente 237 cidades com 29.000 pontos de vendas e indiretamente 16 cidades com 1.600 pontos de vendas. Totalizando 32 mil clientes e 15 mil notas emitidas por dia.  

Produz os refrigerantes da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Lia. Além disso, vende e distribui para a sua área de atendimento, o seu portfólio de produtos como os sucos, chás, energéticos, achocolatados, isotônicos e hidrotônicos.

Lentidão na emissão de notas fiscais

A Rebic enfrentava alguns desafios em relação a emissão de suas notas e otimização dos seus processos cotidianos. Consequentemente, isso afetava as vendas da empresa.

O sistema anterior que realizava a mensageria fiscal da Rebic não atendia às demandas da organização. Pois muitas necessidades de negócios já não estavam sendo atendidas, porque o fornecedor não estava conseguindo evoluir a solução.

Outro fator que estava afetando o negócio da Rebic era a lentidão constante no processo de emissão da NF-e. Assim, acarretava problemas de atraso na entrega dos clientes, necessidade de pagamento de horas extras dos times de faturamento e logística.

Além disso, o atendimento da antiga mensageria da Rebic era insatisfatório, não atendia o cenário 24 X 7, exigência fundamental na operação da empresa com quase todo o faturamento ocorrendo entre às 19:00 e 22:00.

Sem contar que a Rebic já tinha um grande volume de notas emitidas por dia (15 mil NFe dias). E essa quantidade aumentava cada dia mais. Assim, a lentidão com a mensageria antiga era mais evidente e se tornava um ponto crítico.

Era necessário também atender a operação, que tinha um  trabalho manual e sujeito a falhas. Pois a impressão do DANFE da NFe e a geração dos boletos acontecia em momentos distintos. Isso resultava em um custo operacional grande para juntar e grampear DANFe e boleto, para depois serem entregues para o time de logística fazer a separação e transporte.

Outro fator não atendido pela mensageria antiga era a gestão dos documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e emitidas e recebidas dos fornecedores) em um único ambiente e disponível a qualquer momento via interface web para as áreas fiscal/contábil (garantir o compliance) e os usuários do faturamento e operações.

Assim, em meio a essas dificuldades, a Oobj entrou com suas soluções, para acabar com esses problemas. 

Otimização do processo de emissão de notas

Para otimizar o processo de emissão de notas, ser capaz de acompanhar a rotina da empresa e contribuir para as vendas, a Oobj trabalhou em vários pilares, veja alguns:

  • Solução escalável e capaz de processar centenas de DF-e’s por minuto, independente do horário e problemas com SEFAZ Autorizadora;
  • Diminuição do custo operacional, com a impressão do DANFE e Boleto na ordem e sequência. Agilizando no processo de separação das mercadorias;
  • Atendimento das demandas de funcionalidade de negócio da Rebic, que estava em stand-by pela não evolução da solução anterior;
  • Painel de Gestão Web para gestão dos DF-e’s (emitidos e recebidos);
  • Mecanismos inteligente de contingência, que permitem a emissão de forma transparente, sem afetar a operação;
  • Acompanhamento sobre as evoluções das Notas Técnicas. Com o objetivo da solução de DF-e estar em compliance com as necessidades fiscais;
  • Atendimento 24 horas por dia e sete vezes na semana.

Tais pontos reduziram o tempo com autorização de DF-e, agilizaram a entrega da mercadoria para os clientes, entregaram um processo transparente de comunicação com a SEFAZ e favoreceram financeiramente a operação com a redução de horas extras e trabalhos manuais:

“Nossa operação que emite uma média de 15 mil NFes/dia exige confiabilidade e agilidade. Com o sistema Oobj NF-e nossa necessidade foi plenamente atendida. Com o proativo, qualificado e cordial suporte a Oobj já se consolida como parceira da Refrescos Bandeirantes a mais de sete anos.” Emerson S. Reis – Gerente de T.I. (Coca-Cola Refrescos Bandeirantes)

Como melhorar a gestão fiscal da sua empresa

Enfim, para a sua empresa conseguir otimizar o processo de emissão de documentos fiscais sempre conforme às normas da SEFAZ, é necessário possuir uma solução especializada que ofereça:

  • Alta performance, com boa capacidade de processamento;
  • Suporte 24×7;
  • Acompanhamento em tempo real o processo de emissão das notas;
  • Armazenamento seguro dos DF-e´s.

A Oobj possui essas e muitas outras funcionalidades, que fazem a diferença no negócio dos nossos clientes.

Conte para nós os desafios que sua empresa enfrenta com documentos fiscais e diremos como podemos ajudar você!





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp