Gestão

Mensageria fiscal na Black Friday: itens essenciais

Mensageria fiscal na Black Friday

Uma mensageria fiscal eficiente na Black Friday traz inúmeros benefícios, e é justamente isso que será abordado neste artigo.

Em épocas sazonais, como a Black Friday, o volume de emissão de notas aumenta significativamente, exigindo uma infraestrutura robusta e confiável. 

Para garantir o bom desempenho do seu negócio, é fundamental que a mensageria fiscal (SAT e NFC-e) ofereça os atributos certos: operação estável, compliance fiscal, atendimento qualificado, integrações e automações. Confira:

Tempo de Autorização da Nota

O emissor fiscal durante a Black Friday deve ser capaz de emitir documentos em até 5 segundos, independentemente do volume de notas sendo processadas simultaneamente. 

Esse tempo se aplica tanto para emissões normais quanto em contingência. Como a Sefaz normalmente autoriza as notas em menos de 3 segundos, não há justificativa para que uma solução fiscal demore mais do que isso para emitir a NFCe. 

Se isso ocorrer no seu negócio, é necessário reavaliar o software de mensageria, pois o tempo de espera excessivo pode aumentar filas e gerar insatisfação nos clientes.

Proteção contra indisponibilidades 

A falta de comunicação com a Sefaz não deve causar caos na sua operação. Por isso, a sua mensageria fiscal precisa estar preparada para esse tipo de situação. 

Por meio de mecanismos ágeis de emissão em contingência,  a mensageria precisa garantir que a sua empresa continue operando mesmo diante de indisponibilidades nos sistemas receptores. Imagine ficar com a operação parada durante uma das épocas de maior venda do ano!

A solução fiscal deve incluir todas as opções de emissão em contingência (EPEC, SVC, OFF, FS-DA), mas isso, por si só, não basta. É preciso que a ativação desses modos sejam de fácil acesso, caso a empresa esteja com dificuldades de emissão por problemas técnicos ou indisponibilidade na Sefaz.

O ideal é que a funcionalidade de contingência seja automática e inteligente, entrando e saindo desse modo sem necessidade de intervenção humana sempre que necessário.

Nossa operação, que emite uma média de 15 mil NFes/dia, exige confiabilidade e agilidade. Com o sistema Oobj NFe, nossa necessidade foi plenamente atendida. Com o proativo, qualificado e cordial Suporte, a Oobj já se consolida como parceira da Refrescos Bandeirantes a mais de sete anos.” EMERSON REIS – REFRESCOS BANDEIRANTES”

Confira como a Oobj contribuiu para os processos fiscais da Refrescos Bandeirantes:

Acompanhamento dos documentos fiscais em tempo real

É fundamental que a solução fiscal permita o acompanhamento do ciclo de vida dos documentos fiscais em tempo real. 

Com essa funcionalidade, é possível controlar quais notas foram autorizadas ou rejeitadas, contribuindo para o compliance fiscal do negócio.

Além disso, o painel de acompanhamento deve ser intuitivo, centralizando todos os documentos em um único local.

O monitor da Oobj, por exemplo, oferece mais de 70 relatórios diferentes, que apoiam a gestão fiscal e estratégica do negócio.

Resolução de Rejeições

Algumas rejeições de documentos fiscais eletrônicos são complexas de entender, por isso, é essencial que o sistema de mensageria fiscal utilizado na Black Friday ofereça recursos para resolvê-las de forma ágil.

Durante a Black Friday, a falta de respostas rápidas para as rejeições pode ser arriscada. Com o apoio certo, o trabalho da equipe de operações se torna mais fácil, garantindo que o negócio continue funcionando sem interrupções.

Na Base de Conhecimento da Oobj, você encontra soluções para as rejeições mais comuns que podem acontecer na Black Friday e consegue resolvê-las de forma rápida e ágil, sem que a sua operação precise parar. 

Alertas relevantes: vencimento de Certificado Digital 

No cotidiano fiscal das empresas, é comum que certos detalhes passem despercebidos devido à complexidade das obrigações impostas pelo Fisco. 

O Certificado Digital, por exemplo, possui uma data de vencimento, e é importante evitar surpresas, como a paralisação do faturamento devido à expiração desse documento, especialmente em períodos de alta nas vendas.

Embora pareça simples manter o Certificado Digital em dia, muitas empresas acabam negligenciando esse cuidado devido à rotina intensa. 

Por isso, é ideal que sua mensageria fiscal assuma essa responsabilidade, enviando alertas aos responsáveis quando a validade do Certificado Digital estiver próxima de vencer.

Suporte técnico 24h x 7 dias por semana

Durante períodos normais de vendas, já é comum precisar do suporte técnico, em dias que o volume de emissões aumenta, as chances de necessitar enviar um chamado também crescem. 

Por isso, é essencial ter uma equipe de atendimento a qualquer hora do dia para apoiar nas solicitações necessárias. A sua operação não pode esperar, ou pior: ficar parada.  

Além disso, o suporte precisa ser cordial, ágil e de qualidade.

Performance ideal para emissão de NFCe

Datas como a Black Friday exigem que a sua operação seja totalmente eficiente. Escolher a solução de emissão correta vai impactar diretamente em todos os processos relacionados à venda dos produtos. 

O seu negócio precisa de uma solução ágil, otimizada, de alta performance e nós da Oobj podemos ajudá-lo com isso. 

Somos uma empresa especialista em soluções para gestão de documentos fiscais eletrônicos.

O foco de todo o nosso trabalho é otimizar os processos relacionados aos Documentos Fiscais proporcionando à sua empresa:

  • Plataforma flexível e escalável 
  • Alta capacidade de processamento
  • Mais autonomia e produtividade para a área fiscal
  • Redução de custos com eliminação de tarefas manuais
  • Tempo para se dedicarem mais à estratégias do que à operações
  • Garantia do compliance fiscal
  • Suporte especializado, 24×7, com atendimento de excelência

Conheça agora nossa solução para emissão de NFCe que simplifica o dia a dia fiscal, evitando multas, autuações e paradas nas suas venda: 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp