Gestão

7 estratégias fiscais para alavancar as vendas nas datas comemorativas

estratégias fiscais para datas comemorativas

Para que a gestão e a operação fiscal da sua empresa funcione corretamente em períodos de maior volume de vendas, é preciso acompanhar de perto todo o processo, desde o controle do estoque até o atendimento ao consumidor.

É isso mesmo! O desempenho da área fiscal pode impactar até na experiência do cliente: longas filas em lojas físicas, demora na entrega de produtos, escassez de estoque e problemas com pagamento são só algumas amostras disso.

Durante datas comemorativas, é comum que as vendas aumentem consideravelmente. Esse crescimento na demanda exige cuidado redobrado por parte do setor fiscal, afinal, as chances de autuação também podem ser maiores.

E para que os problemas com a emissão e gestão dos documentos fiscais não sejam impeditivos para fechar as vendas, a preparação precisa começar agora. Confira: 

Gestão Fiscal 

A legislação fiscal é complicada, é preciso estar em dia com as obrigações acessórias, como emissão de documentos fiscais, escrituração e entrega de declarações. Além disso, é função do setor fiscal se antecipar para prevenir e evitar possíveis autuações.

Por isso, é essencial contar com uma solução que apoie a equipe da área nesse cenário. Quando o emissor está sempre em dia com as atualizações e obrigatoriedades do Fisco, a sua empresa tem vários benefícios.

🧑🏻‍💻Mensageria fiscal na Black Friday: confira os itens essenciais

Compliance no Setor Fiscal

Estar em conformidade com as obrigações fiscais é uma ação essencial para evitar problemas. O processo de compliance fiscal ajuda a identificar irregularidades com mais agilidade e dá as informações necessárias para agir com rapidez e solucioná-las.

Um sistema de gestão fiscal contribui no compliance fiscal, uma vez que software de emissão completo garante o alinhamento com a legislação de acordo com cada UF, impedindo que haja brechas para inconformidades.

☑️ A importância do compliance fiscal para sua empresa está aqui!

Atenção aos impostos 

É primordial montar uma força tarefa para acompanhar e monitorar a gestão fiscal neste período de alta demanda, já que a lista de impostos que incidem nos DFs é enorme. 

Os impostos obrigatórios podem variar de acordo com o estado, mas estes são os principais para a nota do consumidor:

  • COFINS
  • ICMS
  • PIS

Vai transportar a mercadoria? Não se esqueça do CTe! 

O Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) é o documento que registra a operação de prestação de serviços de transporte de carga. 

Assim como outros documentos fiscais eletrônicos, é obrigatório que ele seja transmitido e armazenado eletronicamente.

O CTe é obrigatório durante o transporte, isso evita multas e apreensões. Essa regra vale para empresas transportadoras dos modais ferroviário, aéreo e dutoviário. 

Além disso, o documento possui diversos atores vinculados a ele, dessa forma, é importante você saber quais são, para informá-los corretamente.

🚚 Saiba como beneficiar o seu negócio com o Conhecimento de Transporte eletrônico e entenda as funções dos atores do CTe.

Notas Fiscais de Entrada

Com o aumento das vendas, há o crescimento de notas recebidas. Devido a isso, a probabilidade de erros pode surgir. 

A sua equipe deve fazer a conferência diariamente das notas recebidas para verificar incoerências e solicitar a carta de correção o mais rápido possível. Por isso, é importante ter um painel que possibilita a visão completa e em tempo real das notas emitidas e recebidas.

Contar com uma solução que possua assertividade na sua entrega ajudará a minimizar as falhas e, consequentemente, garantir que as vendas prossigam sem maiores problemas.

✉️ A Carta de Correção eletrônica (CCe) é um documento eletrônico utilizado para corrigir informações incorretas em uma Nota Fiscal Eletrônica já emitida.  Confira o passo a passo para a emissão.

Otimização no Setor Fiscal

É imprescindível que o departamento fiscal tenha uma solução para organizar, facilitar e acompanhar a gestão dos documentos emitidos e recebidos e que garanta a disponibilidade mesmo durante momentos de fluxo alto.  

💡 Um dos segredos para manter o equilíbrio da gestão fiscal mesmo em épocas como a Black Friday é a automação, afinal, reduz o retrabalho, as chances de erros de escrituração diminuem e a validação obrigatória com a Sefaz é facilitada.

O Fechamento Contábil

A data original da Black Friday é próxima ao fim do mês de novembro, o que coincide com o período de fechamento contábil. 

Sendo assim, o trabalho é redobrado também no pós evento devido ao grande número de DFes para realizar a auditoria, verificar tributos e impostos. Com tantos detalhes a se atentar, as chances de erros e autuações também crescem.

Mas nada de pânico! Uma gestão fiscal inteligente pode ser a solução. 

Gerenciamento Fiscal Eficiente

Se a gestão fiscal do seu negócio possui erros frequentes e lentidão na emissão de Documentos Fiscais, a Black Friday pode se tornar um pesadelo para a sua empresa.

Por isso, a solução fiscal utilizada no seu negócio, deve conter funcionalidades que simplifiquem processos diários, garantindo boa performance de emissão, dando segurança ao armazenamento dos documentos fiscais e assegurando o compliance fiscal. 

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