Em tradução simples, o termo Outsourcing significa “fonte de fora”, ou seja uma mão de obra contratada de forma externa à empresa para realizar algum serviço ou compor alguma área de maneira constante.
Essa prática é utilizada estrategicamente, uma vez que algumas funções das empresas não fazem parte do core business (foco principal) desse negócio, e por isso, precisam ser terceirizadas.
💡 4 dicas para focar no core business da sua empresa
Em quais atividades do meu negócio devo aplicar a outsourcing?
O outsourcing está mais relacionado aos processos acessórios que uma organização possui.
Se a sua empresa é um software para organização de estoque voltado à agropecuária algumas funcionalidades do sistema não são o foco, tais quais:
- Gestão e emissão de notas fiscais;
- Suporte especializado para problemas com emissão de notas fiscais;
- Manutenção e atualização de legislação fiscal no sistema.
Além disso, a empresa como um todo possui outras atividades não essenciais ao seu foco principal. No exemplo citado, temos:
- Área contábil;
- Recursos Humanos;
- Organização de eventos internos e externos;
- Segurança;
Normalmente, as empresas que praticam o outsourcing estão visando melhorar os lucros, especializar seus funcionários, e focar totalmente no principal objetivo do software.
💡 SIACON obteve redução de custos operacionais através de outsourcing
Vantagens do outsourcing
As vantagens do outsourcing são diversas e contribuem bastante para que toda a equipe da empresa se concentre no que é mais importante no negócio.
Os principais benefícios estratégicos são:
- Redução de custos com folha de pagamento: uma vez que recrutar, admitir, treinar e manter funcionários é mais caro e complexo do que lidar com uma empresa terceira fornecendo continuamente aquele serviço;
- Oportunidade de possuir serviços especializados: ao contratar uma mão de obra especializada naquela área, a qualidade daquela função/atividade/funcionalidade aumenta drasticamente, pois a equipe terceirizada tem muito mais conhecimento e expertise em tais atividades;
- Custos estabilizados: ao aplicar o outsourcing no negócio, a área financeira consegue prever de forma mais assertiva os custos mensais da empresa, pois riscos e imprevistos diminuem ao contar com serviços especializados;
- Adeus burocracia: ao terceirizar as atividades de um setor do negócio ou de alguma funcionalidade do software, aquela parte burocrática, como acompanhamento de legislação, trâmites jurídicos, atualizações, etc., não é mais responsabilidade da sua equipe, ficando nas mãos da empresa terceira;
- Foco no seu objetivo principal: menos tempo sendo gastos com atividades acessórias significa mais tempo para investir no produto central da sua empresa.
O segredo para o crescimento saudável, com menos custos e mais rápido é esse: uma empresa parceira realizando algumas funções do negócio de forma especializada e de qualidade e sua equipe trabalhando no core business.
💡 Como escolher um bom parceiro para a minha empresa?
Inicie o crescimento do seu software agora!
Expanda o leque de funcionalidades do seu software ou aumente a qualidade dos serviços que você já oferece terceirizando a gestão fiscal com a Oobj, seja para emissão, armazenamento e recebimento!
Tenha um serviço especializado trabalhando 24 horas para a parte fiscal dos seus clientes sem que eles saibam, através de um painel personalizado com a identidade visual da sua empresa.
Terceirizando a parte fiscal com a gente, você garante aos seus clientes:
- Suporte técnico – Plantão 24h, todos os dias da semana;
- Atualização da legislação fiscal de forma antecipada;
- Emissão de notas fiscais de maneira automática, mesmo quando a comunicação com a SEFAZ falhar;
- Painel de gestão de documentos fiscais com diversas informações disponíveis
Se tiver interesse de entender melhor a emissão de notas fiscais via API, acesse:
Deixe um comentário