Confira 6 benefícios que uma gestão fiscal automatizada pode trazer para o seu ecommerce.
O mundo está se adequando às novas mudanças que a pandemia exige. O consumo é uma delas. O brasileiro passou a comprar mais online, subindo a receita do ecommerce em 42% durante a pandemia. O número de pedidos também aumentou em 3.450.712 milhões em relação ao ano passado. Agora, com a Black Friday, as compras online vão aumentar ainda mais.
Esses dados podem revelar várias coisas. Para as empresas de ecommerce fica o alerta de investir na performance dos processos rotineiros do negócio. Essa afirmação pode ser justificada a partir dos seguintes argumentos:
- Lidar da melhor forma com o aumento no volume de vendas
- Se fortalecer no mercado
- Gerar valor para os novos clientes
- Evitar a desistência da compra pela demora. Já que 11% dos consumidores desistem de fechar compras devido a estimativa de entrega.
O prazo de envio não está ligado somente ao transporte, muitas vezes tem relação com a gestão interna dos pedidos: separação/preparação do estoque, controle de saídas, nota fiscal eletrônica, impressão do DANFE etc.
É necessário otimizar ao máximo os processos antes do envio, para que o produto chegue o mais rápido possível. Isso contribui para satisfação do cliente e para ser um diferencial para o ecommerce.
A seguir, vamos ver com mais detalhes como uma gestão fiscal otimizada pode contribuir com seu ecommerce:
Processo da gestão fiscal em ecommerces
A partir do momento que uma operação de compra/venda é acionada no seu site/aplicativo, o processo de gestão fiscal se inicia.
Dados da NFe
Quando a solicitação para compra é feita, os dados do cliente e do produto devem ser preenchidos na NFe.
✅ Se a sua empresa possui um sistema ERP conectado com um software de mensageria fiscal, essas informações do cliente são preenchidas e enviadas diretamente para Sefaz.
❌ Se você não tem essa automação, tudo é feito manualmente. Com o aumento de pedidos, fazer isso manualmente gasta muito tempo e mão de obra. Consequentemente, o cliente vai ficar muito tempo esperando, podendo gerar insatisfação ou nem vai fazer a compra ao olhar a previsão de entrega
Envio da NFe para a Sefaz
Após o envio dos dados para a Sefaz, a nota pode ser rejeitada, denegada ou autorizada.
Rejeição: ocorre devido a valores incorretos preenchidos na nota. Esses erros aumentam em trabalhos manuais. Para prosseguir com a autorização, é preciso encontrar a resolução do problema ou entrar em contato com o suporte da sua mensageria fiscal.
❌ Se você não possui um sistema de mensageria com atendimento 24h todos os dias da semana, terá que esperar apenas os horários comerciais e dias úteis para entrar em contato. Ou seja, o pedido vai ficar esperando até o problema ser resolvido.
✅ Com a solução ideal, você tem apoio 24h, sete dias por semana.
💡 Dica: encontre gratuitamente resoluções de rejeições em nossa Base de Conhecimento
Denegação: quando a nota é denegada ela não pode ser corrigida, como no caso anterior. E ainda é necessário registrá-la e armazená-la pelo período legal. Isso ocorre por algum problema com o emitente da nota ou com o destinatário (no caso de CNPJs).
❌ Se você não tem uma gestão fiscal otimizada e não acompanha de forma fácil e organizada suas emissões e recebimentos, o seu ecommerce fica mais propenso a passar por problemas fiscais, podendo impedir a emissão de NFes. Ou seja, você não conseguirá vender e seu negócio fica parado.
✅ Com um sistema de mensageria, você tem fácil acesso aos dados das emissões. Outro benefício, é o armazenamento em nuvem, que garante a segurança de seus documentos fiscais pelo período legal.
Autorização da Nota
A nota é autorizada se todos os dados da NFe estão corretos e os envolvidos com a operação estão em dias com o fisco. Assim que ocorre a autorização o Danfe é impresso e segue para as outras etapas.
❌ Se o seu negócio não possui a impressão e reimpressão automática do Danfe, os processo se tornam mais lentos.
✅ Com a mensageria fiscal ideal, essa etapa ocorre automaticamente.
Mas não para aí, a NFe ainda pode ser:
- Cancelada: há alguma divergência na nota, mas ela já foi autorizada
- Corrigida: quando há alguma inconsistência e você deseja corrigir, mesmo depois de emitida.
✅ Por isso é importante ter um sistema de mensageria que possibilita acompanhar em tempo real as emissões. Pois caso a NFe seja cancelada, você terá fácil acesso a essa informação. Além disso, caso precise corrigir algum dado, você consegue fazer uma Carta de Correção diretamente do painel de gestão fiscal automatizado.
Transporte de mercadoria
Se o ecommerce utilizar transportadoras para o envio dos produtos, você ainda poderá acompanhar aos eventos do transporte de mercadoria:
- Conhecimento de Transporte Vinculado e Cancelado
- Registro de Passagem
- Manifesto de Carga Vinculado e Cancelado
❌ Se não há o acompanhamento em tempo real dos eventos fiscais, não é possível ficar ciente dos problemas que podem acontecer com a mercadoria/NFe, inclusive o cancelamento da nota.
✅ Com um painel de gestão fiscal, você tem total transparência do que está acontecendo com as notas emitidas.
Otimizando a gestão fiscal do seu Ecommerce
Ao longo deste artigo, foram exibidos os benefícios que um sistema de gestão fiscal traz para o processo fiscal.
A Oobj, é especialista em mensageria fiscal e conta com todas essas vantagens no software de gerenciamento de documentos fiscais, o Monitor Oobj. Com o monitor, o seu ecommerce tem:
- Acompanhamento em tempo real das notas emitidas
- Fácil acesso aos documentos fiscais
- Emissão de inutilização e eventos (Carta de correção e cancelamento)
- Impressão automática de Danfe e boleto com opção de reimpressão
- Armazenamento seguro em nuvem
- Contingência EPC, SVC e FSDA
- Muito mais!
Quer saber como nosso sistema pode revolucionar a gestão fiscal do seu ecommerce? Converse com a gente para saber mais:
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