Entenda as diferenças entre as regras de validação obrigatórias e facultativas
Frequentemente, nas empresas, surgem dúvidas relacionadas às regras de validação. Isso porque quem trabalha com documentos fiscais eletrônicos deve atentar-se a todas as obrigatoriedades impostas.
Esses questionamentos aparecem porque existem dois tipos de regras: as com aplicação obrigatória e aquelas com aplicação facultativa. Ou seja, quando a regra é facultativa, significa que ela pode ser adotada ou não de acordo com cada estado.
Para as Softwares Houses, essas especificidades se tornam um desafio. Devido a necessidade de adaptar seus sistemas com a configuração particular de cada estado. Por esse e outros motivos que desenvolver o próprio sistema de emissão é altamente complexo.
⚡ Como implementar as Notas Técnicas da Sefaz no meu sistema
Qual regra aplicar em meu estado?
Pensando nas dúvidas que aparecem sobre o assunto, a Sefaz produziu uma planilha para auxiliar o contribuinte. A tabela organiza as regras de validação conforme o estado.
A planilha está em formato Excel. Para acessá-la, clique: Regras Gerais de Validação
Com ela, é possível encontrar as regras separadas por estado, conferir se há obrigatoriedade para o local desejado ou se existe implementação futura.
Além da tabela, no site há outros materiais muito úteis para a área fiscal (NFCe), como:
- Cronograma de Obrigatoriedades;
- Estatísticas;
- Perguntas frequentes;
- Decretos da Legislação Nacional;
- Entre outros.
Novas regras de validação NFCe
Frequentemente, são alteradas ou adicionadas regras de validação para NFCe. É muito importante ficar alerta sobre essas mudanças para evitar rejeição nas notas emitidas e outros problemas na área fiscal.
Como resolver Rejeições NFCe?
No momento de emitir NFCe é comum a ocorrência de rejeições. Para resolvê-las de maneira simples, basta acessar a Base de Conhecimento da Oobj. Com explicações e tutoriais fáceis, conseguimos te auxiliar de forma prática em seu dia a dia fiscal. Ela é totalmente gratuita, acesse:
Fonte: ENCAT
Busca todas as NF-e’s do seu CNPJ na Sefaz e processa automaticamente todos os e-mails recebidos com validacao do arquivo XML e consulta o status de autorizacao na Sefaz. A Oobj esta de parabens. Nossos clientes estao seguros com relacao ao produto e ao atendimento prestado quando e necessario acionar o Suporte.Quando algum cliente me questiona sobre o painel Oobj, eu sempre recomendo. E com certeza, o Suporte e o diferencial.