Como identificar e desbloquear uma nota no Monitor Oobj

Se você chegou aqui, é porque a aplicação foi configurada para evitar consumo indevido junto a Sefaz de forma preventiva e você teve algum documento bloqueado por este processo.

Antes de prosseguir, é crucial compreender como identificar um DFe que foi bloqueado preventivamente para evitar consumo indevido.

 

1 - Identificando um DFe bloqueado

O DFe que passou pelo bloqueio preventivo recebe um código de retorno especifico, o 5301. Portanto, para identificar quais notas foram bloqueadas pela aplicação, basta realizar uma pesquisa utilizando esse código através da funcionalidade de pesquisa avançada.

No monitor, escolha o modelo do documento que você deseja verificar o bloqueio e clique em Pesquisa Avançada (localizado no lado direito da tela)

 

1.2 - Pesquisar o código de retorno

Procurei pelo filtro Código Sefaz/Oobj (cStat) e preenchar com o valor 5301. Em seguida clique no botão azul Pesquisar

 

No resultado que será apresentado na tela você pode verificar o motivo do bloqueio clicando no ícone de relógio que fica no canto direito da tela

 

Veja que no caso desta nota, ela teve um histórico de rejeições repetidas até que a aplicação chegou no limite de segurança e realizou o bloqueio preventivo.

 

2 - Desbloquear o DFe

Em relação ao desbloqueio, oferecemos duas opções: a primeira consiste no desbloqueio individual da nota, enquanto a segunda possibilita o desbloqueio em massa, permitindo a liberação de várias notas simultaneamente.

 

2.1 - Desbloqueio individual

Na colina de status da nota, clique no segundo item

Observe que nesta tela estão disponíveis todos os elementos necessários para tomar uma ação. Você possui informações sobre o motivo do bloqueio, o procedimento a ser seguido antes de efetuar o desbloqueio e, finalmente, o botão "DESBLOQUEAR".

É crucial prestar atenção aos detalhes neste ponto, uma vez que a execução correta dos passos é fundamental.

Inicie corrigindo o motivo que causou a rejeição (essa correção deve ser realizada no seu sistema ERP). Em seguida, clique no botão "Desbloquear" e efetue o reenvio da nota através do sistema ERP. Com a geração dos dados corrigidos em resposta à rejeição, a nota será autorizada.

 

2.2 - Desbloqueio em massa 

Se várias notas foram bloqueadas e você deseja realizar o reenvio de todos os documentos de uma única vez, você pode executar o seguinte procedimento. Lembrando que a correção que levou a rejeição, precisa ser feita no seu sistema ERP.

Selecione todas as notas, basta clicar no primeiro checkbox do lado esquerdo, Clique em Mais Ações 

 

Em seguida confirme o desbloqueio, reenvie os documentos já corrigidos para que sejam autorizados.

 

3 - Identificando um DFe bloqueado por atingir o limite máximo 

Quando um DFe atinge o limite máximo de envios, indica que está prestes a causar um consumo indevido junto à Sefaz. Para evitar essa situação, é aplicado um bloqueio que somente os usuários administradores do sistema podem desativar.

Para identificar um DFe nessas condições, realize uma pesquisa avançada conforme orientado no item 1.2 deste documento. Utilize o código 5302; se o monitor apresentar resultados para esse código, entre em contato com a equipe de suporte.

Uma nota sujeita a esse bloqueio exibirá o seguinte status:

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