Problema
Como configurar o Recebimento de DF-e no DF-e Client.
Solução/Procedimento
O Recebimento de DF-e através do DF-e Client é mais uma das soluções SAAS Oobj, o acesso aos documentos recebidos estarão sempre disponíveis através do Monitor Oobj, mas também é possível obter os arquivos em pasta de forma automática através do DF-e Client.
O processo é simples e se estiver configurado irá acontecer de forma transparente e rápida, veja abaixo como funciona o fluxo de recebimento.
Fluxo de Recebimento de DF-e
Recebimento por e-mail É uma das formas de recebimento de documento fiscal eletrônico, no Data Center existe uma aplicação que é capaz de monitorar uma conta de e-mail, assim, todos os e-mails recebidos que contiver como anexo um XML válido, será consumido e importado para o Data Center Oobj. Caso esteja configurado, uma cópia será disponibilizada para que o DF-e Client possa baixar e disponibilizar em pasta. |
|
Recebimento diretamente na Sefaz A aplicação SAAS possui um módulo que conecta na Sefaz de tempos em tempos para verificar se novos documentos foram recebidos no ambiente nacional da Sefaz, a cada ciclo de consulta esse módulo captura os documentos disponíveis e os importa para o Data Center Oobj, uma cópia do documento também pode ser disponibilizada para que o DF-e Client possa baixar e disponibilizar em pasta. |
|
Armazenamento e disponibilização do XML Sempre que é realizado um recebimento por e-mail ou através da Sefaz, a aplicação salva os dados internamente e é capaz de disponibilizar uma cópia do documento para que o DF-e Client possa realizar a captura. |
|
Recebimento no DF-e Client O DF-e Client estando configurado para fazer Recebimento de DF-e, monitora o Data Center Oobj, e sempre que um novo documento é disponibilizado, captura o arquivo XML e o entrega em pasta. |
|
Arquivamento em pasta Essa é a etapa final do processo de recebimento via DF-e Client, nessa fase do processo todos os passos anteriores já foram executados e o DF-e irá salvar uma cópia do XML em pasta. É possível entregar os arquivos separando os arquivos XML's por CNPJ destinatário ou por data de recebimento. |
Agora que sabemos como funciona todo o fluxo de Recebimento de XML SAAS com a integração via DF-e Client, vamos ao procedimento de configuração dessa funcionalidade.
1 – Localize o ícone do DF-e Client
Na área de trabalho da máquina localize o ícone do DF-e Client e dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse.
2 – Ative a opção de recebimento
Assim que a interface do DF-e Client carregar, clique em Recebimento de DF-e para ativar o módulo.
3 – Configure o diretório onde serão salvos os arquivos XML's
Após ativar o módulo na tela inicial do DF-e Client, é preciso indicar onde serão salvos os arquivos XML's dos documentos de entrada, para isso basta:
3.1 – Marque a opção desejada
- Para salvar apenas o XML dos DF-e's maque a opção – Gravar XML Proc de DF-e's Recebidos
- Escolha o diretório onde os arquivos serão salvos
- Exemplo: C:\DFe-entrada\XML
- Para salvar apenas o PDF dos DF-e's maque a opção – Gravar PDF de DF-e's Recebidos
- Escolha o diretório onde os arquivos serão salvos
- Exemplo: C:\DFe-entrada\PDF
Finalizado a configuração do diretório, clique em Salvar para validar as alterações.
Pronto, agora DF-e vai disponibilizar todos os novos documentos recebidos, no diretório configurado.