O DFe Client é uma solução da Oobj para emissão de documentos ficais em nuvem e está inserida no conceito SaaS. Neste artigo você encontra informações sobre a tecnologia SaaS, como ela é utilizada pela aplicação e quais são os recursos do DFe Client.
O que é SaaS (Software as a Service)
SaaS é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço.
Com esse modelo de solução, você precisará instalar o mínimo possível de uma aplicação no seu servidor, pois a maioria da aplicação estará disponível em nuvem, acessível a qualquer momento de qualquer lugar, desde que tenha internet.
A solução da SaaS Oobj proporciona isso e os principais benefícios são:
- Nuvem: acesso rápido e fácil a todos os documentos emitidos ou recebidos pela nossa aplicação. Serviços escaláveis, com o máximo de desempenho e segurança;
- Integração simplificada: aumento de eficiência e produtividade da sua equipe de desenvolvimento por se tratar de uma solução em nuvem;
- Tempo de implantação: o tempo de implantação é consideravelmente menor e pode ser feito seguindo nossos artigos da base de conhecimento;
- Custos reduzidos: elimina as despesas com hardware e software.
Arquitetura SaaS do DFe Client
A arquitetura SaaS tende a ser simplificada visando facilitar o processo de integração, no cenário DFe Client nos temos a seguinte arquitetura(padrão):
- ERP/PDV: esse é o ponto inicial do processo de emissão, pois o ERP/PDV precisa fazer uma requisição de emissão para o DF-e Client, essa requisição consiste em gerar um arquivo(XML ou TXT) para ser processado;
- Servidor/DFe Client: se a comunicação entre o ERP/PDV estiver funcional, o DFe Client vai receber a solicitação de processamento, em seguida fará a conversão do arquivo para o layout Sefaz, fará a assinatura e enviará o documento para o Data Center;
- Data Center: o ambiente Data Center é composto por vários recursos e aplicações responsáveis por dar continuidade ao processo de emissão junto a Sefaz. A alta disponibilidade e escalabilidade são garantidos pelas tecnologias AWS (Amazon Web Services).

O Monitor Oobj também faz parte desse conjunto de aplicações. Nossas soluções em conjunto com os serviços AWS fazem com que o Monitor Oobj esteja sempre acessível.
Existem outras soluções Oobj responsáveis por fazerem o processamento dos documentos ficais em tempo hábil junto a Sefaz. Após o processamento, é gerado uma resposta para que o DFe Client finalize o processo de emissão (Retorno e Impressão).
Recursos
Emissão
O DFe Client é capaz de emitir os modelos de documentos abaixo e, para cada tipo de documento, existe um ou vários layouts que podem ser integrados com o DFe Client.
Também é possível emitir em ambiente de homologação e produção. Ao final de cada processamento é gerado um arquivo de resposta, e após a autorização da Sefaz, é gravado em pasta uma cópia do documento autorizado.
Modelos de documentos e layout integrados ao DFe Client:
Para download dos manuais e arquivos para testes consulte os Manuais e Downloads do Suporte Oobj.
Impressão
É possível otimizar a impressão dos documentos com as duas opções abaixo. Do lado esquerdo temos os modelos de documentos que podem ser impressos em papel A4 e do lado direito os documentos impressos nas impressoras fiscais. As configurações são variadas e flexíveis.
Contingência
O DFe Client possui um sistema inteligente de contingência automática para NFCe. Para os demais modelos é possível ativar a contingência manualmente.
O cenário abaixo exemplifica o processo de emissão em contingência:
Possíveis cenários de ativação de contingência
- ERP/PDV, por algum motivo, não conseguiu gerar o arquivo XML/TXT em pasta: nesse cenário, o DFe Client não irá acionar a contingência, pois não recebeu nenhuma informação para processar.
- O XML/TXT foi gerado em pasta pelo ERP/PDV, mas houve uma falha de comunicação com o Data Center quando o DFe Client tentou sair da rede: para esse cenário, o acionamento da contingência vai funcionar se configurado, pois a premissa é que o DFe Client receba algo para poder processar.
- O Data Center recebeu a requisição de processamento do DFe Client, mas houve falha de comunicação com a Sefaz por qualquer motivo: o DFe Client irá acionar a contingência, pois o Data Center irá avisar que houve a falha de comunicação com a Sefaz.
Recebimento
O recebimento de DFe é realizado no Data Center Oobj através da solução Recebe DFe. O acesso aos documentos estará disponível através do Monitor Oobj para acompanhamento das notas de entrada, mas também é possível obter esses arquivos em pasta e, para isso, o DFe Client possui o recurso de Recebimento de DFe.
Sempre que um documento válido for recebido no Data Center Oobj, ele será disponibilizado para que o DFe Client possa baixar e disponibilizar em pasta no servidor.
Para mais detalhes sobre o Recebimento de DF-e vejo o artigo Como configurar o Recebimento de DF-e no DF-e Client
Armazenamento
O armazenamento de DFe ocorre de forma inversa ao Recebimento de DFe.
Esse recurso do DFe Client é capaz de importar para o Data Center Oobj todos os documentos emitidos anteriormente, desde que sejam arquivos PROC autorizados pela Sefaz.
O DFe Client é capaz de ler um diretório (local ou compartilhado em rede). Após a leitura, todos os documentos válidos serão enviados para o Data Center Oobj e em seguida estarão disponíveis para visualização no Monitor Oobj.
Também é possível realizar eventos (cancelamento e carta de correção), consultar a situação do DFe junto a Sefaz ou até mesmo enviar o documento por e-mail após a importação.
Para mais detalhes sobre o Armazenamento de DF-e vejo o artigo: Como configurar o Armazenamento de Documento Fiscal no DF-e Client
Integração
É possível emitir DFes com o DFe Client por duas formas de integração: via troca de arquivos ou via Integração HTTP.
Integração via arquivo
Como o próprio título sugere, esse modelo de emissão acontece através da troca de arquivos. Ou seja, será necessário gerar em pasta um arquivo XML/TXT para que o DFe Client possa fazer o processamento do documento.
Após a geração do arquivo, o DFe Client fará a conversão para o layout Sefaz, a assinatura digital e o envio para o Data Center para ser processado junto à Sefaz.
Para mais detalhes sobre essa integração, confira Como configurar a Integração arquivo do DF-e Client
Integração HTTP
A integração HTTP ocorre por meio de requisições diretas para o serviço HTTP do DFe Client, além poder emitir, também é possível reimprimir, inutilizar ou cancelar um documento.
Por exemplo: para emitir um DFe o endpoint que deve ser acessado é o http://localhost:3090/?acao=emissao
Para saber mais sobre a integração HTTP do DF-e Client, consulte o artigo Integração HTTP Local.
Arquitetura de instalação
A arquitetura de instalação são possíveis formas de instalar o DFe Client em uma rede.
Os cenários atuais possíveis são dois: 1 DFe Client por loja ou 1 DFe Client por ERP/PDV
DFe Client por loja
Esse padrão se enquadra quando a empresa contratante da solução Oobj DFe Client, possui um servidor em sua loja física e um ou vários pontos de venda.
O DFe Client será instalado apenas no servidor e todos os pontos de vendas farão a requisição de emissão para o mesmo DFe Client.
DFe Client por ERP/PDV
Esse padrão se enquadra quando a empresa contratante da solução Oobj DFe Client, possui não possui o servidor para ser o intermediário e possui um ou vários pontos de vendas.
O DFe Client será instalado individualmente em cada ponto de venda e cada instância será responsável por fazer o processamento do seu ponto de vendas.
Pronto! Agora você sabe tudo sobre o DF-e Client 😉