Base de conhecimento

Como fazer a instalação e configuração do Pós Processador Oobj?

3 minutos de leitura
Copiar

Antes de começar

  • Verifique se o Java está instalado na sua máquina antes de começar a instalar e configurar;
  • Solicite o link de download do instalador do Pós Processador Oobj ao seu consultor Oobj.

O que é o Pós Processador Oobj?

O Pós-Processador é uma solução da Oobj responsável por entregar os retornos gerados pela Sefaz diretamente em um sistema ERP pré-configurado ou por popular um banco de dados com estes retornos.


Instale o Pós Processador Oobj

1. Após o download do arquivo .zip, faça a extração dos arquivos no mesmo diretório onde estão instalados os outros serviços da Oobj. Geralmente, os serviços são instalados no diretório Windows: C:\Oobj\Aplicativos\Oobj, conforme a imagem abaixo:

2. Depois que terminar a extração, abra o Prompt do Windows e caminhe até o diretório onde foi instalado o serviço. O diretório padrão é o C:\Oobj\Aplicativos\Oobj\oobj-pos-processador\bin.

3. Em seguida, execute o comando: oobj-pos-processador install. Em caso de sucesso, o retorno do comando exibirá a seguinte mensagem: “C:\Oobj\Aplicativos\Oobj\oobj-pos-processador\bin>oobj-pos-processador install wrapper | Oobj Df-e – Pos Processador de Retorno service installed. Pressione qualquer tecla para continuar. . .”


Configure o Pós Processador Oobj

A integração da aplicação se dá por meio de pastas. Essa configuração é feita nos arquivos pos-processador-config.xml, hibernate.properties e bd-config.xml que se encontram na pasta …\template. Copie os arquivos para a pasta …\Config.

Feito isso, vamos realize as configurações necessárias.

Banco de dados

Primeiro configure o arquivo bd-config.xml responsável pela comunicação com o banco de dados:

1. Para configurar um banco de dados diferente do padrão, é necessário alterar as informações: url/porta, usuário e senha como destacado na imagem abaixo:

2. Em seguida, configure o arquivo hibernate.properties. Neste arquivo, o principal ajuste é no dialeto e por padrão o utilizado é PostgreSQL e caso o ambiente utilize outro banco, basta comentar a linha do Postgres e descomentar a linha do banco utilizado:

Exemplo Oracle:


Diretórios de trabalho

Após isso, vamos configurar o arquivo pos-processador-config.xml responsável por definir os diretórios de trabalho do Pós-Processador através da qual a aplicação irá processar os arquivos XMLs.

Edite as seguintes configurações destacadas na imagem abaixo, elas são responsáveis por definirem a Pasta de Trabalho e Entrada do serviço:

<pastaTrabalho>C:/Oobj/Integracao/pos-processador</pastaTrabalho>
<pastaEntradaRetornos>C:/Oobj/Integracao/Emissao/retorno</pastaEntradaRetornos>

Após as configurações, você já pode iniciar o aplicativo:

1. Abra o Serviço do Windows. Para isso, você pode digitar o comando “services.msc” na aba de pesquisas ou no Executar.

2. Localize o serviço Oobj Pós Processador de Retorno e clique em Iniciar e espere carregar:

Pronto, o serviço do Pós Processador já pode ser utilizado.

Não encontrou o que procurava?