Base de conhecimento

Como configurar o Motor de Serviços Oobj?

4 minutos de leitura
Copiar

O Motor de Serviços é responsável pela emissão de DF-e. Ele funciona da seguinte forma: consome os arquivos da pasta de entrada, realiza o processamento necessário (como conversão de layouts, validação com o schema atual, assinatura digital) e envia os documentos para a Sefaz.

Depois que a Sefaz processa o documento, o Motor de Serviços gera um arquivo de retorno na pasta de saída configurada. Esse retorno pode ser uma autorização, rejeição ou denegação.

Procedimento

Por padrão as configurações são apontadas para o Banco e ActiveMQ local, caso seja necessário realizar algum ajuste, as configurações específicas do serviço estão todas definidas no diretório: …\Oobj\Aplicativos\Oobj\oobj-motor\config

Banco de Dados

No Motor de Serviços, os arquivos bd-config.xml e hibernate.properties são utilizados para realizar a configuração de conexão das Soluções da Oobj ao banco de dados onde as informações dos documentos e todo o histórico de processamento são armazenadas.

Para configurar um banco de dados diferente do padrão, é necessário alterar as informações: url/porta, usuário e senha como destacado na imagem abaixo:

Em seguida, configure o arquivo hibernate.properties. Neste arquivo, o principal ajuste é no dialeto e por padrão o utilizado é PostgreSQL e caso o ambiente utilize outro banco, basta comentar a linha do Postgres e descomentar a linha do banco utilizado:

Exemplo Oracle:

ActiveMQ

Nos casos de ambiente distribuído, para alterar os dados de acesso utilize o arquivo activemq.properties. Edite seu conteúdo para ficar da seguinte forma:

Módulos

As configurações específicas do serviço são todas definidas no arquivo config-motor.xml.

As funcionalidades do Oobj DF-e são dividas em módulos, que são totalmente independentes entre si (um não requer o outro).
Esse fato garante que o único “Motor de Serviços” ganhe diversos nomes, formas e comportamentos: Motor de Processamento, Motor de Impressão, Motor de Integração, etc.

Na realidade, a única coisa que caracteriza tais nomes é a ausência/presença de determinados módulos. Segue abaixo três principais módulos disponíveis no arquivo config-motor.xml do Oobj DF-e:

Modulo Internalizador

Módulo responsável por internalizar os arquivos de um determinado diretório (de entrada) para a fila de recepção, sem realizar qualquer transformação sobre seu conteúdo.

Exemplo das configurações:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<motor>
    <internalizador>
        <receptor tipo="pdes">
            <processador classe="br.com.oobj.me.internalizacao.EnfileiraProcessadorCallback">
                <!-- ATENCAO: configurar o valor da unidade com o CNPJ de uma unidade -->
                <arg name="unidade" value="07385111000102"/>
            </processador>
            <params>
                <param nome="DIRETORIO_TRABALHO" valor="C:/Oobj/Integracao/Emissao"/>
                <param nome="DIRETORIO_ENTRADA" valor="C:/Oobj/Integracao/Emissao/entrada"/>
                <param nome="CODIFICACAO" valor="UTF-8"/>
            </params>
        </receptor>
    </internalizador>
    ...
</motor>

Parâmetros

DIRETORIO_ENTRADA: O caminho especificado será a pasta de entrada do motor de serviços, onde os arquivos de envio devem ser gerados pelo: ERP ou Extrator da Oobj caso utilizado.

DIRETORIO_TRABALHO: O caminho especificado será raiz das subpastas de trabalho: pendentes, processados, retornoCopia, embora estas possam ser explicitamente configuradas num caminho diferente, uma vez que todos os parâmetros do PDES estão disponíveis para configuração.

Modulo Entrega

Modulo que determina em que lugar o retorno gerado (no layout específico) será entregue:

<entrega>
        <filas>
            <fila nome="oobj_nfe_entrega" />
        </filas>
        <entregadores>
            <entregador classe="br.com.oobj.me.retorno.PastaEntregadorResposta">
                <codificacao>UTF-8</codificacao>
                <pastaSaida>C:/Oobj/Integracao/Emissao/retorno</pastaSaida>
            </entregador>
        </entregadores>
    </entrega>

pastaSaida: Pasta de saída, onde serão entregues os retornos do processamento do documento.

Modulo Impressão

Todas as informações do módulo de impressão estão detalhadas no artigo: Como configurar uma impressora para impressão automática na modalidade InHouse

Após as alterações, salve o arquivo alterado e reinicie o serviço Oobj DF-e – Motor de Serviços.

Não encontrou o que procurava?