Antes de continuar, saiba que você pode configurar uma versão diferente do Java para cada Serviço Oobj. Por isso, não assuma que todos usam a mesma versão do Java. Dependendo do Serviço Oobj que você instalou, o Java pode nem estar instalado na sua máquina. Por exemplo, o Serviço Oobj DF-e Client já vem com um pacote JRE interno, então não é necessário instalar o Java separadamente.
Quais serviços Oobj tem um pacote JRE interno?
- motor-periferico-std;
- oobj-sync.
Esses dois serviços são instalados na pasta padrão C:\Oobj\Aplicativos\Oobj\* e cada um possui uma pasta chamada jre.
Verificando a versão do Java
Os serviços mencionados antes (motor-periferico-std e oobj-sync) têm, dentro da pasta “jre”, um arquivo chamado jre-versão*_windows. O nome desse arquivo indica a versão do Java usada por esses serviços.
Os dois serviços mencionados anteriormente fazem parte da versão SaaS do Oobj DF-e. Já na versão InHouse do Oobj DF-e, o Java precisa estar instalado na máquina onde os serviços estão rodando. Como é possível instalar várias versões de Java na mesma máquina, pode surgir a dúvida: qual versão do Java o Serviço Oobj DF-e está usando?
Por padrão, todos os Serviços Oobj DF-e da versão InHouse estão configurados para usar o Java padrão do sistema operacional, ou seja, a versão principal do Java instalada no ambiente. No entanto, essa configuração pode ser facilmente alterada, caso seja necessário especificar uma versão diferente.
O passo a passo a seguir funciona para qualquer Serviço Oobj DF-e. No exemplo, vamos usar o serviço oobj-motor:
1. Acesse o disco onde a Aplicação foi instalada e vá até a pasta padrão onde estão instalados todos os serviços Oobj:
- C:\Oobj\Aplicativos\Oobj\*
2. Dentro dessa pasta, haverá outas, cada uma com o nome de um serviço. Como usaremos o serviço oobj-motor como exemplo, acesse a pasta com esse mesmo nome e dentro dela, vá para a pasta conf:
- C:\Oobj\Aplicativos\Oobj\oobj-motor\conf
3. Abra o arquivo wrapper-oobj-motor.conf com um editor de texto (recomendamos o Notepad++). Aberto o arquivo procure pelo parâmetro wrapper.java.command=.
Você pode encontrar esse parâmetro repetido, mas não é um problema, apenas um está sendo usado. Quando encontrar esse parâmetro e no início da linha existir o caractere # (sharp) significa que a linha é um comentário e não é executada, logo não está sendo usada. Procure então pelo parâmetro que não tem o caractere # no início da linha e veja o que está escrito após o sinal de = (igual).
Exemplo:
#******************************************************************** # Wrapper Java Properties #******************************************************************** # Java Application # Locate the java binary on the system PATH: wrapper.working.dir=.. # Specify a specific java binary: #set.JAVA_HOME=/java/path #wrapper.java.command=%JAVA_HOME%/bin/java wrapper.java.command=java
A última linha do exemplo é que está sendo usada. Veja que após o sinal de = está escrito apenas java, o que significa que está sendo utilizado o Java padrão do Ambiente.
Java padrão do Ambiente
1. No seu teclado digite o comando “ + R”, digite cmd e clique em OK:
2. Após aberto o Prompt de Comando, digite: java -version. Esse comando mostrará a versão do Java configurado no Ambiente.
No exemplo, a versão do Java é 1.7.0_71 x64 bit.
Verificar a versão do Java
Quando há um Java específico configurado no Serviço. Como saber a versão?
Muito simples. Copie tudo que estiver após o parâmetro wrapper.java.command=, cole no Prompt de Comando o que acabou de copiar entre aspas “” e adicione o termo -version e clique Enter no teclado. Veja um exemplo:
Suponhamos que o parâmetro esteja da seguinte forma:
- wrapper.java.command=%JAVA_HOME%/bin/java
Você deve copiar o que está após o sinal de igual = e colar entre aspas no Prompt de Comando:
E depois adicione o termo -version. Lembre de adicionar um espaço entre o termo e a parte copiada do parâmetro:
Em seguida será mostrado a versão do Java:
Independente do que esteja após o parâmetro, basta copiar tudo, colocar entre aspas, colar dentro do Prompt de Comando, adicionar o termo -version e clicar Enter no teclado. Pronto, você saberá qual a versão do Java que está sendo utilizado pelo Serviço Oobj DF-e.