Base de conhecimento

Como realizar o credenciamento de um contribuinte na SEFAZ PR

2 minutos de leitura
Copiar

A Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná (SEFAZ PR) exige que o contribuinte se cadastre no ambiente da Receita Estadual e informe o sistema emissor de Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) que será utilizado.

Esse procedimento deve ser realizado diretamente pelo contribuinte ou pela empresa responsável pelo sistema de emissão.


Cadastro do contribuinte e escolha do sistema emissor

  1. Acesse o portal da Receita Estadual do Paraná: https://www.receita.pr.gov.br
  2. No menu Receita/PR > UPD (Uso de Processamento de Dados), localize a opção de Cadastro de Usuário.
  3. Preencha os dados do contribuinte e selecione o sistema emissor que será utilizado.

Confirmação do credenciamento pelo fornecedor do sistema

Após o envio da solicitação pelo contribuinte, o fornecedor do sistema emissor precisa acessar o mesmo portal da Receita Estadual para validar e reconhecer a empresa como usuária do sistema.

  1. Acesse o portal da Receita Estadual do Paraná com as credenciais do fornecedor.
  2. Vá ao menu: UPD > Sistema > Reconhecimento de Usuário.
  3. Utilize o CNPJ do contribuinte para localizar a solicitação de reconhecimento pendente.
  4. Selecione a empresa e confirme o vínculo.

Considerações

  • Estados que adotam o monitoramento fiscal eletrônico (como o SiMFE) podem aplicar penalidades em caso de inconsistências.
  • O sistema emissor e o responsável técnico devem estar previamente credenciados para que a autorização dos DF-es funcione corretamente.

Referências

Não encontrou o que procurava?