Quando for emitida uma NF3e e a Inscrição Estadual do Destinatário (Campo: dest / IE ) for válida (atende às regras da Sefaz) mas não estiver cadastrada na Sefaz Estadual, será retornando a rejeição “428 – IE do destinatário não cadastrada“
Exceções e observações
Não há exceções à regra
Regra de Validação da Sefaz
| # | Regra de Validação | Aplic. | cStat | Efeito | Mensagem |
|---|---|---|---|---|---|
| G22 | Se IE Destinatário informada: Acessar Cadastro de Contribuinte da UF (Chave: Destinatário) – IE deve estar cadastrada Observação: desconsiderar a situação da IE perante o fisco | Facult. | 428 | Rej. | Rejeição: IE do Destinat[ario n’ao cadastrada |
Exemplo
Foi emitida uma NF3e e a IE do destinatário foi preenchida com o valor “0188316728”. Ainda não cadastrada na Sefaz Estadual. Nessa situação, a NF3e será rejeitada pelo motivo 428.
<code>[...]
</emit>
<dest>
<xNome>ADIANTE E AVANTE LTDA</xNome>
<CNPJ>1234567891234</CNPJ>
<indIEDest>1</indIEDest>
<!-- IE do destinatário -->
<IE>0188316728</IE>
<enderDest>
<xLgr>RUA A-50</xLgr>
<nro>0</nro>
<xCpl>QD 30 A LT 25</xCpl>
<xBairro>JARDIM ATLANTICO</xBairro>
<cMun>5214606</cMun>
<xMun>NIQUELANDIA</xMun>
<CEP>76420000</CEP>
<UF>GO</UF>
<fone>62912345678</fone>
</enderDest>
</dest>
<acessante>
[...]</code>
Como resolver?
Nessa situação, o emitente nada pode fazer para corrigir a situação cadastral da Inscrição Estadual do destinatário da NF3e. Deve-se orientar o cliente a entrar em contato com a Sefaz do Estado para averiguação do processo cadastral da IE.
Para confirmar se a Inscrição Estadual consta no cadastro da Sefaz, como “Habilitada” ou “Não Habilitada”, consulte o SINTEGRA ou o Cadastro Centralizado de Contribuintes. Para saber como realizar essa consulta, veja os artigos:
- Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?
- Como consultar uma Inscrição Estadual ou CNPJ no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC)?
Corrigido o problema, basta reenviar a NF3e para processamento.