Base de conhecimento

Rejeição 999: Erro não catalogado - Como resolver?

2 minutos de leitura
Copiar

Esse problema, na maioria das vezes, ocorre por alguma falha, indisponibilidade ou intermitência na Sefaz. O motivo “999” é um retorno genérico para uma falha que não possui uma mensagem padrão mapeada, ou para exceções e falhas na Aplicação da Sefaz.

Normalmente esse retorno acaba por indicar que a Sefaz está indisponível ou se ficará indisponível em breve em breve, mas não há uma situação específica para a ocorrência dessa rejeição.

Como resolver

Nessa situação, deve-se acionar a Sefaz para verificar o motivo do problema. Outra alternativa é aguardar a normalização pois, em quase todos os casos, a mesma NFe que foi rejeitada pelo motivo “999 – Erro não catalogado”, é autorizada ao ser reenviada a Sefaz.

Confirmado ser um uma indisponibilidade da Sefaz, pode-se ainda ativar a contingência para a emissão. Para saber como realizar a ativação da contingência no Monitor Oobj, consulte o artigo Como ativar contingência pelo Monitor Oobj.

As Secretarias da Fazenda de alguns Estados, nesse mesmo retorno, informam uma mensagem de erro adicional, como pode ser observado na regra de validação da Sefaz, mas poucas implementam essa orientação.

Referência

Não encontrou o que procurava?