Este problema ocorre quando há um grande volume de consultas no servidor da Sefaz em um período de tempo muito curto. O limite é de 600 consultas a cada 5 minutos para um mesmo certificado. Quando isso ocorre a Sefaz bloqueia as consultas, retornando a Rejeição 656.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, dentre eles:
- Quando o Software Emissor não tem tem sucesso na consulta e por algum motivo e faz novas consultas num intervalo de tempo muito curto (looping) na tentativa de obter o retorno correto da Sefaz. Esse mau comportamento do software emissor pode acontecer por alguma falha do próprio software, problema no certificado transmissor ou até mesmo por alguma falha no Webservice de Consulta da Sefaz.
- Quando um volume elevado de documentos é processado num pequeno intervalo de tempo. Isso demandará um volume elevado de consultas, podendo ultrapassar o limite definido. Isso ocorre com muita frequência no Recebimento de DFes.
Como resolver
Para a solução desse problema, você pode aguardar a liberação da Sefaz para novas consultas mas, na aplicação Oobj, existem algumas formas de contornar esse problema:
1 – Se o problema é na Emissão de Documentos:
Você pode alterar o Certificado Transmissor nas configurações da aplicação para que as novas consultas sejam feitas com um novo certificado. Para que essa alteração tenha efeito, é necessário reiniciar o serviço do Motor, responsável pelas consultas.
2 – Se o problema é na consulta de Notas Recebidas:
Você pode ativar o rodízio de certificados para que a aplicação faça um rodízio entre todos os certificados instalados/configurados na aplicação, diminuindo a possibilidade de bloqueio dos certificados. Esse problema ocorre com certa frequência quando o módulo de Reconsulta do Recebe DFe faz várias consultas num curto período.