Problema
Em quais situações o DFe Client pode acionar a contingência Offline automaticamente?
Quando será acionado a Contingência Automática Offline?
O acionamento automático de Contingência Offline para NFC-e no DFe Client, ocorrerá em duas situações:
1 – Quando houver falha de comunicação com a internet:
Se, por qualquer motivo, o DFe Client não puder se comunicar com a internet, consequentemente, não poderá conectar-se ao nosso Datacenter, e se estiver configurado o Acionamento Automático de Contingência Offline para NFC-e, a Contingência Offline será ativada e todos os documentos que já estiverem em processamento ou forem enviados para processamento, serão emitidos em Contingência Offline, permitindo assim, a impressão imediata do Cupom.
Posteriormente, quando o problema de comunicação com a internet for resolvido, esses documentos serão transmitidos automaticamente para a Sefaz.
Veja no artigo abaixo, como configurar a Contingência Automática para NFC-e:
2 – Quando houver falha de comunicação com a Sefaz:
Se, no momento de transmissão da NFC-e à Sefaz, houver falha na comunicação durante 15 segundos, será enviado ao Oobj DFe Client o retorno, “109 – Serviço paralisado”, que fará o DFe Client acionar a Contingência Offline, se estiver configurado o Acionamento Automático de Contingência.
3 – Quando a Sefaz retornar o motivo de falha “109 – Serviço paralisado”:
Se conseguirmos transmitir a NFC-e a Sefaz, e ela retornar o motivo de falha “109 – Serviço paralisado”. Nesse caso, assim como o anterior, o retorno será entregue ao DFe Client, que deve acionar a Contingência Offline, se essa estiver configurada no DFe Client para acionar automaticamente.
Internamente, ao haver falha de comunicação com a internet ou com a Sefaz, o fluxo de emissão em Contingência Offline no DFe Client, deverá funcionar como o fluxograma abaixo:
Referência
Sem referências.