Conteúdo do vídeo
Apresentação do DF-e Client
O DF-e Client é uma solução da Oobj para emissão de documentos ficais em nuvem e está inserida no conceito SAAS, veja mais abaixo todos os recursos que estão associados a essa tecnologia.
SAAS (software as a Service)
SAAS é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço.
Com esse modelo de solução, você precisará instalar o mínimo possível de uma aplicação no seu servidor, pois a maior parte da aplicação estará disponível em nuvem, acessível a qualquer momento de qualquer lugar desde que tenha internet.
A solução da SAAS Oobj proporciona isso e os principais benefícios são:
- Nuvem
Acesso rápido e fácil a todos os documentos emitidos ou recebidos pela nossa aplicação. Serviços escaláveis, com o máximo de desempenho e segurança.
- Integração Simplificada
Aumento de eficiência e produtividade da sua equipe de desenvolvimento por se tratar de uma solução em nuvem.
- Tempo de implantação
O tempo de implantação é consideravelmente menor e pode ser feito seguindo nossos artigos da base de conhecimento.
- Custos Reduzidos
Elimina as despesas com hardware e software.
Arquitetura SAAS
A arquitetura SAAS tende a ser simplificada visando facilitar o processo de integração, no cenário DF-e Client nos temos a seguinte arquitetura(padrão):
Esse é o ponto inicial do processo de emissão, pois o ERP/PDV precisa fazer uma requisição de emissão para o DF-e Client, essa requisição consiste em gerar um arquivo(XML ou TXT) para que seja processado. |
||
Se a comunicação entre o ERP/PDV estiver funcional, o DF-e Client vai receber a solicitação de processamento, em seguida fará a conversão do arquivo para o layout Sefaz, fará a assinatura e enviará o documento para o Data Center. |
||
O ambiente Data Center é composto por vários recursos e aplicações que são responsáveis por dar continuidade ao processo de emissão junto a Sefaz. A alta disponibilidade e escalabilidade são garantidos pelas tecnologias AWS(Amazon Web Services). O Monitor Oobj também está faz parte desse conjunto de aplicações, nossas soluções em conjunto com os serviços AWS fazem com que o Monitor Oobj esteja sempre acessível através da nuvem. Existem outras soluções Oobj que são responsáveis por fazerem o processamento dos documentos ficais em tempo hábil junto a Sefaz, após o processamento, é gerado uma resposta para que o DF-e Client finalize o processo de emissão(Retorno e Impressão). |
Recursos
Emissão
O DF-e Client é capaz de emitir os modelos de documentos abaixo, e para cada tipo de documento existe um ou vários layouts que podem ser integrados com o DF-e Client conforme especificado.
Também é possível emitir em ambiente de homologação, produção e ao final de cada processamento é gerado um arquivo de resposta, e após a autorização junto a Sefaz, é gravado em pasta uma cópia do documento autorizado.
Modelos de documentos e layout integrados ao DF-e Client:
Para download do manuais e arquivos para testes consulte: https://www.oobj.com.br/suporte/manuais-e-downloads
Impressão
É possível otimizar a impressão dos documentos com as duas opções abaixo. Do lado esquerdo temos os modelos de documentos que podem ser impressos em papel A4 e do lado direito os documentos que são impressos nas impressoras fiscais. As configurações são variadas e flexíveis.
Contingência
O DF-e Client possui um sistema inteligente de contingenciamento automático para NFC-e, e também manual. Para os demais modelos é possível ativar a contingência manualmente.
O cenário abaixo exemplifica o processo de emissão em contingência:
Possíveis Cenários
1 – ERP/PDV, por algum motivo não conseguiu gerar o arquivo XML/TXT em pasta.
Nesse cenário o DF-e não irá acionar a contingência, pois não recebeu nenhuma informação para processar.
2 – O XML/TXT foi gerado em pasta pelo ERP/PDV, mas houve uma falha de comunicação com o Data Center quando o DF-e Client tentou sair da rede.
Para esse cenário o acionamento da contingência vai funcionar, se configurado, pois a premissa é que o DF-e Client receba algo para que possa processar.
3 – O Data Center recebeu a requisição de processamento do DF-e Client, mas houve falha de comunicação com a Sefaz por qualquer motivo.
O DF-e irá acionar a contingência, pois o Data Center irá avisar que houve a falha de comunicação com a Sefaz.
Recebimento
O recebimento de DF-e é realizado no Data Center Oobj através da solução Recebe DF-e, o acesso aos documentos estará disponível através do Monitor Oobj para acompanhamento das notas de entrada, mas também é possível obter esses arquivos em pasta e para isso o DF-e Client possui o recurso de Recebimento de DF-e.
O processo é simples, sempre que um documento válido for recebido no Data Center Oobj, este será disponibilizado para que o DF-e Client possa baixar e disponibilizar em pasta no servidor.
Para mais detalhes sobre o Recebimento de DF-e vejo o artigo: Como configurar o Recebimento de DF-e no DF-e Client
Armazenamento
O armazenamento de DF-e ocorre de forma inversa ao Recebimento de DF-e*.
Esse recurso do DF-e Client é capaz de importar para o Data Center Oobj todos os documentos que foram emitidos anteriormente, desde que sejam arquivos PROC autorizados pela Sefaz.
O DF-e Client é capaz de ler um diretório (local ou compartilhado em rede), após a leitura, todos os documentos válidos serão enviados para o Data Center Oobj e em seguida estarão disponíveis para visualização no Monitor Oobj.
Também será possível realizar eventos(cancelamento e carta de correção), consultar a situação do DF-e junto a Sefaz ou até mesmo enviar o documento por e-mail e outros após a importação.
Para mais detalhes sobre o Armazenamento de DF-e vejo o artigo: Como configurar o Armazenamento de Documento Fiscal no DF-e Client
Integração
É possível emitir DF-e* integrando ao DF-e Client de duas formas: Via troca de arquivos ou via Integração HTTP.
Integração via arquivo Como o próprio título sugere, esse modelo de emissão acontece através da troca de arquivos, ou seja, será necessário gerar em pasta um arquivo XML/TXT para que o DF-e Client possa fazer o processamento do documento. Após a geração do arquivo o DF-e Client fará conversão para o layout Sefaz, assinatura digital e o envio para o Data Center para que seja processado junto a Sefaz. Mais detalhes sobre essa integração leia: Como configurar a Integração arquivo do DFe Client |
ADR |
Integração HTTP A integração HTTP ocorre através de requisições diretas para o serviço HTTP do DF-e Client, além poder emitir, também é possível, reimprimir, inutilizar ou cancelar um documento. Ex: Para emitir um DF-e o Endpoint que deve ser acessado é o: http://localhost:3090/?acao=emissao Para saber mais sobre a integração HTTP do DF-e Client, consulte a base de conhecimento. |
Arquitetura de instalação
Por arquitetura de instalação, entende-se: Possíveis formas de se instalar o DF-e Client em uma rede.
Os cenários atuais possíveis são dois: 1 DF-e Client por loja e/ou 1 DF-e Client por ERP/PDV
Abaixo temos as duas possíveis arquiteturas de instalação do DF-e Client.
1 DF-e Client por loja Esse padrão se enquadra quando a empresa contratante da solução Oobj DF-e Client, possui um servidor em sua loja física e 1 ou vários pontos de venda. O DF-e Client será instalado apenas no servidor e todos os pontos de vendas farão a requisição de emissão para o mesmo DF-e Client. |
ADR |
1 DF-e Client por ERP/PDV Esse padrão se enquadra quando a empresa contratante da solução Oobj DF-e Client, possui não possui o servidor para ser o intermediário e possui 1 ou vários pontos de vendas. O DF-e Client será instalado individualmente em cada ponto de venda e cada instância será responsável por fazer o processamento do seu ponto de vendas. |
Pronto ! Agora você sabe tudo sobre o DF-e Client 🙂
Dicionário
- SAAS(Software as a Service ou Software como um serviço)
- DF-e (Documento Fiscal Eletrônico)
- ERP/PDV (Aplicações gerenciais de vendas)