O problema desse artigo ocorre quando:
- O tipo de integração for via DLL/Micros
- Ocorrer a configuração de um terminal micros e o arquivo configuracaodll.properties estiver incorreto
Entenda como o problema acontece.
Ao realizar uma venda via interface micros é retornado a seguinte mensagem de erro.
1. Deve-se verificar o log do PMS na pasta ETC do terminal micros.
- Exemplo: C:\MICROS\Res\Pos\Etc\PMS004_09.log
2. Se ao verificar o log do PMS for encontrado a mensagem de erro abaixo, o problema pode estar sendo causado por dois problemas:
- Mensagem: “Falha ao comunicar com o servidor: Couldn’t connect to server”
Problema 1 – Firewall bloqueando a porta 3090 de comunicação
1. Abra o firewall local do servidor e adicione uma regra de entrada TCP para a porta 3090, feito isso tente fechar a conta novamente.
- Caso não saiba como realizar o procedimento, veja o artigo “Criar uma regra de porta de entrada” na página oficial da Microsoft.
2. Se o procedimento não resolver o problema verifique se o firewall do terminal encontra-se ativado, caso esteja, adicione uma regra de saída ou desativar o serviço.
Problema 2 – Arquivo configuracaodll.properties apontando para 127.0.0.1
O terminal Micros precisa ser configurado para se comunicar com o servidor onde o DFe Client está instalado e o arquivo responsável por essa configuração é o configuracaodll.properties, quando esse arquivo é configurado de forma incorreta o erro informado no início do artigo pode ser apresentado no log.
Exemplo:
Foi configurado um terminal Micros para fechamento de contas e o arquivo configuracaodll.properties foi configurado da seguinte forma:
emitCpfCnpj=07385111000102 url_oobj_service=http://127.0.0.1:3090 integracao=outback serie=1 idPDV=1
O parâmetro url_oobj_service está apontando para localhost(127.0.0.1) da terminal, logo o PMS não conseguirá comunicar com o servidor.
Hipoteticamente vamos dizer que o DFe Client está instalado no servidor de IP: 192.168.1.10, visto isso o arquivo configuracaodll.properties deverá ser configurado da seguinte forma para haver comunicação entre as aplicações.
emitCpfCnpj=07385111000102 url_oobj_service=http://192.168.1.10:3090 integracao=outback serie=1 idPDV=1
Após validar essas duas situações e corrigir o problema tente fechar a conta novamente.