Rejeição 234: IE do destinatário não vinculada ao CNPJ - Como resolver?
Rejeição
234 - IE do destinatário não vinculada ao CNPJ
Causa
Quando for emitida uma NF-e e a Inscrição Estadual do Destinatário (Campo: dest / IE - ID: E17) informada não estiver vinculado ao CNPJ (Campo: dest / CNPJ - ID: E02) do mesmo, será retornado a rejeição "234 - IE do destinatário não vinculada ao CNPJ".
Exemplo:
Foi emitida uma NF-e com CNPJ do Destinatário igual à "99.999.999/9999-99" e IE "0123456789", mas na Sefaz, o CNPJ está vinculado a uma Inscrição Estadual diferente. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 234.
Veja regra de validação da Sefaz:
A IE informada para pode existir no Cadastro de Contribuintes da Sefaz, mas nessa situação, estará vinculado a um CNPJ diferente do informado para o Destinatário.
Como Resolver
Deve-se consultar o CNPJ do Destinatário no SINTEGRA ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes para verificar qual a IE está vinculada. Para saber como realizar essa consulta, veja os artigos:
- Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?
- Como consultar uma Inscrição Estadual ou CNPJ no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC)?
Identificado a Inscrição Estadual correta do Destinatário, altere essa informação na NF-e. Após corrigido, basta reenviar a NF-e para processamento.
Referência
- Manual de Orientação ao Contribuinte - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=9hd38oni4Nc=