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Como configurar a Integração via arquivo do DF-e Client para Emissão de DF-e

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Problema

Como configurar a Integração via arquivo do DFe Client para Emissão de DF-e.

Solução/Procedimento

A integração via arquivo para emissão de documento fiscal eletrônico ocorre via troca de arquivos entre ERP/PDV e o DF-e Client , ou seja, o DF-e Client precisa receber uma solicitação de processamento, seja no layout XML ou TXT  e como resposta será devolvido uma resposta no mesmo layout.

Para entender melhor como funciona, veja o fluxo de emissão via arquvios.

 

Fluxo de emissão

1. O ERP/PDV gera em pasta um arquivo XML ou TXT para processamento

2. O DF-e Client irá capturar o arquivo gerado, fará:

2.1 Validação estrutural do arquivo XML/TXT

2.2 Conversão para o layout Sefaz

2.3 Assinatura digital eletrônica

2.4 Envio para o Data Center Oobj para que seja processado junto a Sefaz

2.5 Captura do retorno de processamento

2.6 Entrega do retorno em pasta no mesmo layout de origem

2.7 Impressão automática do documento fiscal (Se configurado)

 

Ativando a integração via Arquivo  

1 – Localize o ícone do DF-e Client 

Na área de trabalho da máquina localize o ícone do DF-e Client e dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse.


2 – Ativando a integração

 Com a interface do DF-e Client aberta clique na aba Integração em seguida marque a opção Integração via Arquivo e clique em Salvar

Aba Integração >> Integração via Arquivo

 

  • Pasta de Entrada

   É a pasta onde deve ser gerado o arquivo XML/TXT, essa pasta pode ser alterada para qualquer outro diretório local na máquina ou na rede.

  • Pasta de Retorno

   É a pasta onde o DF-e Client irá devolver os retornos de processamento e assim como a pasta de entrada, ela pode ser alterada para qualquer outro diretório.

  • Intervalo de Varredura da Pasta

   É o intervalo que o DF-e Client demora para fazer a leitura da pasta de entrada. Pode acontecer da sua empresa emitir notas muito grandes(vários itens), consequentemente o DF-e Client pode fazer a varredura da pasta antes que o ERP/PDV finalize a escrita do arquivo, isso irá fazer com que o arquivo fique inválido e para resolver esse problema basta aumentar o tempo de varredura da pasta.

 

Opções Avançadas

  • Remover Acentuação

  A Sefaz só aceita caracteres com a codificação UTF-8, qualquer codificação diferente pode causar a rejeição: Rejeição 402, ocorre com frequência do cadastro de produtos no ERP possuir acentuações que a Sefaz não aceita e  para contornar esse problema, pode-se, ativar a remoção de acentuação. O DF-e Client irá remover todos os acentos do arquivo XML/TXT.

  • Processar Recursivamente

   Se marcado, o DF-e irá ler todas as subpastas que por ventura sejam criadas dentro do diretório raiz de entrada.

  • Codificação do Arquivo

   É possível enviar outras codificações caso alguma Sefaz passe a exigir, basta marcar a codificação e salvar.

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