Os procedimentos a seguir devem ser realizados após instalação do Equipamento e do Aplicativo de Ativação. Esses procedimentos estão disponíveis nos Manuais da Bematech para o seu Equipamento SAT.
Para corrigir a Erro na abertura da porta de comunicação com o SAT de desenvolvimento Bematech, veja os passos a seguir:
1. É necessário saber em qual Porta USB está conectado o Equipamento SAT. Abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows. Para isso, abra o Executar do Windows com o comando no teclado Windows+R, digite o comando: devmgmt.msc e clique em OK;
2. No Gerenciador de Dispositivos, vá em Portas (COM e LPT) e procure pelo dispositivo, algo similar a “Bematech RB-1000 FI”. A porta de conexão está entre parênteses. No exemplo a Porta de conexão é a COM4;
3. Sabendo qual é a porta, agora abra um editor de texto (recomendamos o Notepad++). Copie e cole o conteúdo abaixo em um novo documento;
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?> <bematech> <Sistema> <LocalizarPorta>1</LocalizarPorta> <!-- Porta de Comunicação com o SAT --> <Porta>COM4</Porta> <Path>C:\</Path> <NivelLog>0</NivelLog> <ValidarParametros>1</ValidarParametros> </Sistema> <Timeouts> <ativacao>1800000</ativacao> <icp_brasil>600000</icp_brasil> <consultar_sat>10000</consultar_sat> <associar_assinatura>40000</associar_assinatura> <consultar_sessao>40000</consultar_sessao> <trocar_codigo_ativacao>40000</trocar_codigo_ativacao> <bloquear_sat>1200000</bloquear_sat> <desbloquear_sat>80000</desbloquear_sat> <extrair_logs>180000</extrair_logs> <atualizar_sat>3600000</atualizar_sat> <configurar_rede>120000</configurar_rede> <enviar_venda>60000</enviar_venda> <cancelar_venda>40000</cancelar_venda> <teste_fim_a_fim>40000</teste_fim_a_fim> <consultar_status>20000</consultar_status> </Timeouts> </bematech>
4. Você deve alterar a Porta de Comunicação com o SAT no parâmetro em destaque acima. Feita a alteração, salve esse arquivo, em sua Área de Trabalho ou em uma pasta de sua preferência, com o nome bemasat.xml. Atente-se a extensão do arquivo, que deve ser .xml
5. Após salvar o arquivo, copie-o e cole na pasta C:\Windows\System32 se o Windows for 32 bits ou na pasta C:\Windows\SysWOW64 , se o Windows for 64 bits;
6. Pronto. Teste novamente a comunicação com o Equipamento SAT a partir do seu Aplicativo Comercial. Já deverá funcionar.
A necessidade desse arquivo nessa pasta do Windows é determinado pela DLL do SAT Bematech e, até onde sabemos, não é possível alterar esse caminho.