Problema
Falha ao iniciar Serviço Oobj DF-e ActiveMQ após atualização do Java no Windows – Como resolver?
Após atualização do Java, alguns Serviços Oobj podem apresentar falha na sua inicialização. O Oobj DF-e ActiveMQ, quando apresentar falha na sua inicialização, no Windows, será exibida a mensagem:
Nos logs (registros) do Serviço, haverá erro semelhante ao trecho abaixo:
STATUS | wrapper | 2017/02/06 09:28:46 | Launching a JVM... INFO | jvm 4 | 2017/02/06 09:28:46 | Error: Registry key 'Software\JavaSoft\Java Runtime Environment'\CurrentVersion' INFO | jvm 4 | 2017/02/06 09:28:46 | has value '1.8', but '1.7' is required. INFO | jvm 4 | 2017/02/06 09:28:46 | Error: could not find java.dll INFO | jvm 4 | 2017/02/06 09:28:46 | Error: Could not find Java SE Runtime Environment. ERROR | wrapper | 2017/02/06 09:28:46 | JVM exited while loading the application.
Esses registros ficam salvos no arquivo wrapper.log, localizado na pasta “D:\oobj\Aplicativos\JMS-Server\ActiveMQ\data\“
Solução/Procedimento
Para corrigir o problema, há duas soluções:
Primeira solução:
Quando o Java é atualizado, normalmente as versões anteriores são removidas. A forma mais simples e rápida de corrigir esse problema é remover a nova versão instalada do Java e instalar a anterior, que foi removida. No caso apresentado, foi instalada a versão 8 do Java e removida a versão 7.
Se a versão 7 do Java não foi removida com sua atualização, então não há necessidade de reinstalar essa versão do Java. É preciso apenas remover a versão 8 do Java.
Feito esses procedimentos, tente inicializar o Serviço Oobj DF-e ActiveMQ novamente.
Segunda solução:
Se for necessário manter a versão mais atual do Java instalado, precisaremos alterar uma configuração no Serviço Oobj DF-e ActiveMQ, para que as duas versões 7 e 8 possam ser mantidas no computador.
Primeiro, volte aos Serviços do Windows, e dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse sobre o Serviço Oobj DF-e ActiveMQ para sabermos onde ele está instalado:
Veja na imagem acima, o caminho da pasta de instalação do Serviço destacada. Esse caminho pode variar. Esse caminho pode ser:
- D:\oobj\Aplicativos\JMS-Server\ActiveMQ\bin\win32 ; ou
- D:\oobj\Aplicativos\JMS-Server\ActiveMQ\bin\win64
Se a pasta de instalação do Serviço for a win32, será necessário usar a versão 32 bits do Java;
Se a pasta de instalação do Serviço for a win64, será necessário usar a versão 64 bits do Java.
Antes de alterarmos a configuração, veja se o Java 7 ainda está instalado no seu Computador. Se não estiver, reinstale-o. Abaixo, segue os links para download:
- 32 bits: http://oobj.info/pub/instaladores/java/jre-7u71-windows-i586.exe
- 64 bits: http://oobj.info/pub/instaladores/java/jre-7u71-windows-x64.exe
Baixada e instalada a versão do Java que é compatível com o Serviço Oobj DF-e ActiveMQ, vamos alterar a configuração do Serviço para especificar qual o Java deve ser utilizado:
1 – Vá até a pasta de instalação do Serviço, conforme identificado no passo anterior:
- D:\oobj\Aplicativos\JMS-Server\ActiveMQ\bin\win32 ; ou
- D:\oobj\Aplicativos\JMS-Server\ActiveMQ\bin\win64
E abra o arquivo wrapper.conf com um editor de texto (recomendamos o Notepad++).
2 – Dentro do arquivo, procure pelo parâmetro: wrapper.java.command=java . Você o encontrará nas primeiras linhas do arquivo. Altere o parâmetro conforme o exemplo abaixo:
- Se for usar a versão 32 bits do Java:
wrapper.java.command=C:\Program Files (x86)\Java\jre7\bin\java
- Se for usar a versão 64 bits do Java:
wrapper.java.command=C:\Program Files\Java\jre7\bin
3 – Veja um exemplo de como ficará após alterado o parâmetro:
4 – Feita a alteração, salve o arquivo wrapper.conf e tente iniciar o Serviço Oobj DF-e ActiveMQ.
Referência
Sem referências.