A integração Cielopos está presente na solução Oobj DF-e Client, ela consiste em fazer o processamento de um arquivo Json a partir de uma requisição HTTP.
A partir de uma requisição HTTP, o DF-e Client faz o processamento do arquivo e devolve o retorno com o texto a ser impresso pela máquina de cartão, nesse caso o cupom fiscal.
Todo o fluxo dessa integração está associado ao produto Oobj Checkout, que é uma solução Oobj para fechamento de contas diretamente da máquina de cartão.
Antes de prosseguir é sugerido a leitura da seguinte base de conhecimento:
Fluxo da Integração Cielopos
Assim como toda integração, a cielopos possui um fluxo com um objetivo final, neste caso, obter a autorização e impressão do cupom fiscal eletrônico. Entenda como esse fluxo funciona.
1 – Máquina Cielo
O processo de emissão é inciado a partir do momento que é realizado o fechamento da conta, que ocorre através da máquina de cartão de crédito. Como parte do produto Oobj Checkout, será instalado na máquina uma solução que fará a comunicação necessária para realizar a requisição HTTP.
2 – Servidor Micros
Por padrão a solução Oobj DF-e Client é instalada no servidor Micros, no entanto essa aplicação pode ser instalada em outra máquina ou servidor, se for o caso, desde que, esteja conectado a rede da loja.
- Oobj DF-e Client
Essa aplicação possui um conjunto de serviços que realizam tarefas distintas e para a integração cielopos, serão utilizados:- Integrador HTTP
- O Integrador é um dos serviços do DF-e Client e é responsável por receber as solicitações HTTP. Esse serviço recebe o arquivo json na requisição e disponibiliza para o serviço Motor Periférico para processamento.
- Esse serviço também fará a entrega do retorno após o processamento junto a Sefaz. O arquivo de retorno virá formatado em texto e seu conteúdo é o cupom fiscal eletrônico autorizado, esse texto será processado e a máquina Cielo fará a impressão do cupom fiscal.
- Motor Periférico
- É responsável por receber o arquivo json em pasta, fazer a conversão para o layout Sefaz, assinatura fiscal eletrônica do arquivo XML e envio para o Data Center Oobj.
- Após o processamento junto a Sefaz, o Motor Periférico irá receber uma resposta do data center Oobj e irá disponibilizar o arquivo de retorno em pasta para que o Integrador HTTP possa disponibilizar para o serviço que fez a solicitação HTTP.
- Integrador HTTP
3 – Data Center Oobj
É no Data Center que ocorre as últimas validações e envio do arquivo XML para a Sefaz.
4 – Sefaz
É responsável por receber a solicitação de processamento, fazer as validações fiscais, autorizar ou não o arquivo XML e devolver uma resposta do processamento.
A partir desse ponto ocorrerá todo o processo inverso, ou seja:
- A Sefaz irá devolver um retorno;
- O data center Oobj irá disponibilizar essa resposta;
- O Motor Periférico irá capturar essa resposta no Data Center e irá disponibilizar o arquivo em pasta;
- O Integrador HTTP irá capturar esse arquivo e irá transformar em um retorno para a solução que fez a requisição HTTP;
- A solução receberá a resposta e fará o envio da solicitação de impressão diretamente para a máquina de cartão;
Fluxo animado de processamento da solução Oobj Checkout
Referência