Base de conhecimento

NSU: Número Sequencial Único de NF-e - O que é? Para que serve?

2 minutos de leitura
Copiar

O Número Sequencial Único (NSU) é gerado pela Sefaz para os interessados nos Documentos Fiscais (emitentes, destinatários, transportadores e terceiros). A partir dele, é possível que esses interessados tenha acesso a Eventos, Resumos de NFes e NFes Completas.

O fluxo abaixo exemplifica a geração do NSU para o emitente e destinatário da NFe:

A imagem mostra um fluxograma do processo de distribuição e consulta de NFe (Nota Fiscal Eletrônica) no Brasil, envolvendo três entidades: o Emissor, o Ambiente Nacional e o Destinatário. O processo é detalhado em treze etapas, onde o Emissor emite a NFe, que é então distribuída pelo Ambiente Nacional ao Destinatário. Ambos, Emissor e Destinatário, podem consultar a distribuição da NFe e gerar eventos conforme necessário. Cada etapa está numerada e inclui a consulta ou geração de eventos, com a troca de informações sendo mediada pelo Ambiente Nacional.

Como funciona?

A Sefaz atribui um NSU ao documento fiscal (NFe, Eventos, etc.) após recebê-lo no Ambiente Nacional. Quando os autores (emitentes, destinatários, etc.) solicitam à Sefaz a distribuição, ou seja, enviam uma requisição para receber os documentos completos ou resumos, eles devem informar o NSU. A partir deste NSU, a Sefaz disponibiliza os documentos vinculados ao Número Sequencial informado.

Qual NSU informar quando realizar uma requisição na Sefaz?

Não é possível saber qual NSU está vinculado a um determinado documento. As requisições começam a partir do NSU ‘0’ (zero) e, a cada nova requisição, a Sefaz incrementa o número em ‘1’ (um). Ou seja, se utilizei o NSU ‘0’ em uma requisição, na próxima utilizarei o ‘1’, em seguida o ‘2’ e assim por diante.

Quantos documentos poderá conter um NSU?

Poderá conter até 50 documentos com informações resumidas ou completos.

Assim que um documento for emitido, é possível recuperá-lo?

Não existe necessidade de o Ambiente Nacional estar sincronizado em tempo real com todos os documentos fiscais autorizados. Como a geração do NSU será organizada por ordem de inserção de documentos, a empresa ou pessoa conseguirá recuperar todos os documentos de seu interesse tão logo eles sejam recebidos pelo Ambiente Nacional da NFe. Desse modo, haverá um intervalo até que o documento possa ser recuperado.

Veja também:

Não encontrou o que procurava?