Base de conhecimento

NF3-e Rejeição 209: IE do emitente inválida - Como resolver?

3 minutos de leitura
Copiar

Quando for emitida uma NF3e (modelo 66) com IE do Emitente inválido, haverá a rejeição pelo motivo 209 – IE do emitente inválido.

Exceções e observações

Não há exceções à regra.

Regra de validação da Sefaz

#Regra de ValidaçãoAplic.cStatEfeitoMensagem
G15Validar IE Emitente (erro no dígito de controle)

Observação: Antes da validação, a IE deverá ser normalizada, na aplicação da SEFAZ, com o acréscimo de zeros não significativos previstos na definição do formato da IE se necessário.
Exemplo: IE informada 130000019, formato da IE: NNNNNNNNNND, a IE deve ser padronizada para 00130000019, com o acréscimo dos zeros não significativos necessários para a validação do dígito verificador.
Obrig.209Rej.Rejeição: IE do emitente inválida
MOC 1.00a – Anexo I – Leiaute e Regras de Validação da NF3e –Visão Geral – item 4.2 – Regras de Validação Específicas da NF3e (Validações do Emitente)

Exemplo

Quando for emitida uma NF3e e a IE do emitente estiver com algum valor diferente do padrão esperado, a NF3e será rejeitada. Segue algumas possíveis situações que podem ocorrer durante a emissão de uma NF3e:

  • Caso hipotético 1:

Na emissão de uma NF3e cujo emitente possui a IE “0768266238”, e o sistema ERP, ao gerar o documento pode suprimir o 0 (zero) à esquerda, e na Sefaz a IE do emitente chega com o valor “768266238”. Nessa situação a NF3e será rejeitada pelo motivo 209.

  • Caso hipotético 2:

Outra situação seria a inversão de números da Inscrição Estadual, no caso onde a IE correto seria o valor “0768266238″, mas no documento enviado a Sefaz a IE está com o valor “7068266238″.

  • Caso hipotético 3:

Um cenário não aceito pela Sefaz, é a IE com números sequenciais (12345678) ou números repetidos (22222222), pois haverá validação do dígito verificador (controle) para identificar se a IE é válido

Como resolver?

Deve-se verificar a IE (Inscrição Estadual) informado pelo Emitente; Se a IE iniciar com o número 0 (zero) e for observado que este foi suprimido, deve-se entrar em contato com o suporte do ERP para verificar o problema.

Outra opção é consultar a IE no site da Receita Federal para confirmar se está correto. Para saber como consultar, acesse os artigos:

Referências

Não encontrou o que procurava?