Base de conhecimento

Rejeição 217: NF-e não consta na base de dados da Sefaz - Como resolver?

3 minutos de leitura
Copiar

Quando consultada uma NFe que ainda não foi autorizada, ou inexistente na Sefaz Estadual, ou ainda se a NFe for consultada no Ambiente errado, será retornado a rejeição “217 – NFe não consta na base de dados da Sefaz”.

Esse problema pode ocorre em algumas situações. Por exemplo:

  1. Quando a NFe e emitida em Produção e a Chave de Acesso é consultada em Homologação, ou vice-versa;
  2. Quando a NFe ainda não foi autorizada e a Chave de Acesso é consultada.

Exemplo

Foi emitida uma NFe em Produção, que foi autorizada sem problemas. Em seguida, o Sistema ERP consultou a Chave de Acesso dessa NFe no Ambiente de Homologação. Nessa situação, a consulta será rejeitada pelo motivo 217.

Regra de validação da Sefaz

#Regra de ValidaçãoAplic.MsgEfeitoDescrição Erro
J03Acesso BD NFE (Chave: CNPJ/CPF Emit, Modelo, Série, Número):
Se NFe não existe, acessar BD Evento EPEC Chave: CNPJ/CPF Emitente, Modelo, Série, Nro)
Verificar se EPEC não existe (NT 2014.001) (NT 2018.001)
Obrig.217Rej.Rejeição: NFe não consta na base de dados da Sefaz.
MOC 7.0 – Visão Geral – Versão 7.00 – Tabela 5-16 – Regras de Validação Específicas do Web Service nfeConsultaProtocolo

Como resolver

A primeira coisa a se fazer é consultar a Chave de Acesso no Portal Nacional da Sefaz, ou no Portal Estadual da Sefaz. Feita essa consulta você saberá o que fazer a seguir. Para consultar no Portal Nacional, temos um artigo explicando como fazer. Acesse o link a seguir e veja como: Como consultar uma NFe ou CTe no Portal Nacional da Sefaz? 

Se não encontrar a NFe no Portal Nacional da Sefaz, recomendamos que tente consultar no Portal Estadual.

Feita a consulta você terá duas situações:

  1. A NFe pode estar autorizada ou;
  2. A NFe pode não ser encontrada (não Autorizada).

Se a NFe está autorizada e você está observando essa rejeição no seu Sistema, muito provável que o seu sistema esteja fazendo a consulta errada. Por exemplo, consultar a Chave de Acesso de uma NFe autorizada em Produção no Ambiente de Homologação ou vice-versa. Nesse caso, você precisa acionar o suporte do seu Sistema Emissor para verificarem o motivo dessa situação.

Já se a NFe não está autorizada, provavelmente no seu sistema ela também não estará. Imaginemos uma situação onde a Sefaz está apresentando problemas em seus servidores, logo se o seu sistema tentar realizar a consulta da Chave de Acesso dessa NFe que ainda não foi transmitida a Sefaz, haverá a rejeição 217 na consulta. Nesse caso, será necessário aguardar a normalização da Sefaz para que consiga consultar a situação da sua NFe. De toda forma, recomendamos que também acione o suporte do seu Sistema Emissor. Talvez o motivo do problema seja também o sistema.

Em suma, esse problema ocorrerá se no momento da consulta da Chave de Acesso da NFe no Webservice da Sefaz ela não identificar esse documento em seu Banco de Dados.

Referência

Não encontrou o que procurava?