Base de conhecimento

NF3-e - Rejeição 218: NF3-e já está cancelada na base de dados da SEFAZ. [nProt:999999999999999][dhCanc: AAAA-MM-DDTHH:MM:SS TZD].

2 minutos de leitura
Copiar

Quando for emitida uma NF3e com a mesma numeração, série, CNPJ de uma outra NF3e que já foi cancelada, será retornado a rejeição “218 – NF3e já está cancelada na base de dados da SEFAZ“.

Exceções e observações

Não há exceções à regra.

Regra de rejeição da Sefaz

#Regra de ValidaçãoAplic.cStatEfeitoMensagem
G47Verificar se NF3e está cancelada
Retornar Protocolo e data de autorização do evento de cancelamento.
[nProt:999999999999999][dhCanc: AAAA-MM-DDTHH:MM:SS TZD]
Obrig.218Rej.Rejeição: NF3e já está cancelada na base de dados da SEFAZ.
[nProt:999999999999999][dhCanc: AAAA-MM-DDTHH:MM:SS TZD].
MOC 1.00a – Anexo I – Leiaute e Regras de Validação da NF3e –Visão Geral – item 4.2 – Regras de Validação Específicas da NF3e (Validação do Banco de Dados)

Exemplo

Foi emitida a NF3e de número 10, série 1 e CNPJ 99.999.999/0001-91 e em seguida Cancelada. O emitente, por ter cancelado essa NF3e, usou os mesmos dados (número, série e CNPJ) para emitir outra NF3e. Nessa situação, a nova NF3e será rejeitada pelo motivo 218.

Como resolver?

Nessa situação, não há o que se fazer. A NF3e rejeitada não pode ser corrigida. Será necessário emitir sua NF3e com nova numeração, ainda não utilizada.
Feito o ajuste, basta enviar a nova NF3e a partir do seu Software Emissor.

Referência

Não encontrou o que procurava?