Quando for emitida uma NF3e e a Inscrição Estadual do Destinatário (Campo: dest / IE ) for válida (atende às regras da Sefaz) mas não estiver cadastrada na Sefaz Estadual, será retornando a rejeição “428 – IE do destinatário não cadastrada“
Exceções e observações
Não há exceções à regra
Regra de Validação da Sefaz
# | Regra de Validação | Aplic. | cStat | Efeito | Mensagem |
---|---|---|---|---|---|
G22 | Se IE Destinatário informada: Acessar Cadastro de Contribuinte da UF (Chave: Destinatário) – IE deve estar cadastrada Observação: desconsiderar a situação da IE perante o fisco | Facult. | 428 | Rej. | Rejeição: IE do Destinat[ario n’ao cadastrada |
Exemplo
Foi emitida uma NF3e e a IE do destinatário foi preenchida com o valor “0188316728”. Ainda não cadastrada na Sefaz Estadual. Nessa situação, a NF3e será rejeitada pelo motivo 428.
<code>[...] </emit> <dest> <xNome>ADIANTE E AVANTE LTDA</xNome> <CNPJ>1234567891234</CNPJ> <indIEDest>1</indIEDest> <!-- IE do destinatário --> <IE>0188316728</IE> <enderDest> <xLgr>RUA A-50</xLgr> <nro>0</nro> <xCpl>QD 30 A LT 25</xCpl> <xBairro>JARDIM ATLANTICO</xBairro> <cMun>5214606</cMun> <xMun>NIQUELANDIA</xMun> <CEP>76420000</CEP> <UF>GO</UF> <fone>62912345678</fone> </enderDest> </dest> <acessante> [...]</code>
Como resolver?
Nessa situação, o emitente nada pode fazer para corrigir a situação cadastral da Inscrição Estadual do destinatário da NF3e. Deve-se orientar o cliente a entrar em contato com a Sefaz do Estado para averiguação do processo cadastral da IE.
Para confirmar se a Inscrição Estadual consta no cadastro da Sefaz, como “Habilitada” ou “Não Habilitada”, consulte o SINTEGRA ou o Cadastro Centralizado de Contribuintes. Para saber como realizar essa consulta, veja os artigos:
- Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?
- Como consultar uma Inscrição Estadual ou CNPJ no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC)?
Corrigido o problema, basta reenviar a NF3e para processamento.