Base de conhecimento

Rejeição 429 - NF3-e: IE do Destinatário não vinculada ao CNPJ - Como Resolver?

2 minutos de leitura
Copiar

Quando for emitida uma NF3e e a Inscrição Estadual do Destinatário (Campo: dest / IE) informada não estiver vinculado ao CNPJ (Campo: dest / CNPJ) do mesmo, será retornado a rejeição “429 – IE do destinatário não vinculada ao CNPJ“.

Exceções e observações

Não há exceções à regra

Regra de validação da Sefaz

#Regra de ValidaçãoAplic.cStatEfeitoMensagem
G38Se IE e CNPJ Destinatário informados:
Acessar Cadastro de Contribuinte da UF (Chave: IE Destinatário)
– IE deve estar cadastrada
Observação: desconsiderar a situação da IE perante o fisco
Facult.422Rej.Rejeição: IE do Destinatário não vinculada ao CNPJ
MOC 1.00a – Anexo I – Leiaute e Regras de Validação da NF3e –Visão Geral – item 4.1 – Regras de Validação Específicas da NF3e (Validações do Destinatário/Acessante)

Exemplo

Foi emitida uma NF3e com CNPJ do Destinatário igual à “99.999.999/9999-99” e IE “0123456789”, mas na Sefaz, o CNPJ está vinculado a uma Inscrição Estadual diferente. Nessa situação, a NFe será rejeitada pelo motivo 429.

Essa rejeição pode ocorrer em algumas situações:

  • Normalmente, empresas recém criadas e que ainda estão em processo de cadastramento na Sefaz;
  • Empresas que já são cadastradas, porém estão com algum tipo de pendência na Sefaz ou Receita Federal;
  • Por falha na Sefaz.

Como resolver?

Deve-se consultar o CNPJ do Destinatário no SINTEGRA ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes para verificar qual a IE está vinculada. Para saber como realizar essa consulta, veja os artigos:

Identificado a Inscrição Estadual correta do Destinatário, altere essa informação na NF3e. Após corrigido, basta reenviar a NF3e para processamento.

Referências

Não encontrou o que procurava?