Esta rejeição ocorre quando a hora do evento enviado no XML (dhEvento) é superior à hora do servidor da Sefaz. Essa validação ocorre para qualquer tipo de evento: Cancelamento, Carta de Correção e Manifestação do Destinatário.
A hora do evento pode ter 3 origens distintas:
- Preenchida pelo ERP do cliente, quando o ERP informa a tag
no lote. - Preenchida pelo Motor Oobj, quando o ERP não informa a tag
, já que essa tag é opcional em vários layouts. - Preenchida pelo Monitor Oobj, quando o Evento é realizado pelo Monitor Oobj.
Como resolver
A solução vai depender da origem da informação da hora do evento:
Quando o é preenchido pelo ERP
Entre em contato com o ERP para que essa informação seja corrigida.
Quando o não é preenchido no arquivo pelo ERP
Muitas vezes a hora do Sistema Operacional do servidor do cliente não é exatamente igual a hora dos servidores da Sefaz. Ao gerar um evento nesse ambiente, pode ocorrer deste ser rejeitado pelo fato da hora informada no evento (tag:
Por exemplo: o horário da Sefaz é 12h00 e o do servidor em que a aplicação está instalada é 12h05. O cliente emite um evento nesse exato instante. Nesse caso, no arquivo será informado a hora 12h05. Quando esse arquivo for recebido pela Sefaz, ela pode rejeitar esse evento porque para a Sefaz ainda são 12h00. O evento será rejeitado portanto porque a data/hora do evento (12h05) é superior à data/hora do processamento pela Sefaz (12h00).
Para a corrigir, a recomendação é que o ERP sempre informe o campo
Quando o Evento é feito pelo Monitor Oobj
A partir do Monitor Oobj é possível realizar o registro de qualquer Evento Fiscal. Quando feito pelo Monitor Oobj, o campo Data do Evento indica a data e hora de registro do Evento. Por padrão, esse campo sempre virá preenchido com a data/hora do servidor mas, se necessário, é possível altera-lo. Neste caso, informe a hora correta de acordo com o fuso-horário do seu Estado.