Quando for emitida uma NFCe (modelo 65) e o endereço de consulta (campo: urlChave – ID: ZX03) estiver divergente do usado pela Sefaz Autorizadora, será retornado a rejeição 878 – Endereço do site da UF da Consulta por chave de acesso diverge do previsto.
Exceções e observações
Há algumas observações importantes que devem ser ressaltadas:
- Para consultar as URLs, por UF, utilizadas para consulta por chave de acesso acesse: http://nfce.encat.org/consulte-sua-nota-qr-code-versao-2-0/
- Regra de validação opcional por UF.
Regra de validação da Sefaz
Campo-Seq | Modelo | Regra de Validação | Aplic. | Msg | Efeito | Descrição Erro |
ZX03-20 | 65 | Endereço do site da UF para a Consulta por chave de acesso difere do previsto. | Facul. | 878 | Rej. | Rejeição: Endereço do site da UF da Consulta por chave de acesso diverge do previsto |
Exemplo
Foi emitida uma NFCe e encaminhada para a Sefaz do Rio Grande do Sul (RS), com o endereço de consulta igual à “https://www.sefaz.rs.gov.br/NFCE-COM.aspx?”. Como o endereço correto é “www.sefaz.rs.gov.br/nfce/consulta”, a NFCe será rejeitada pelo motivo 878.
Trecho de XML:
<code>!-- Informações suplementares Nota Fiscal --> <infNFeSupl> <!-- Texto com o QR-Code impresso no DANFE NFC-e --> <qrCode>https://www.sefaz.rs.gov.br/NFCE/NFCE-COM.aspx?p=43190407385111000102653120000000011092206640|2|2|2|7D55A51DA46CBE83FDF7F17362F225B195E47605</qrCode> <!-- URL daConsulta por chave de acesso da NFC-e--> <urlChave>https://www.sefaz.rs.gov.br/NFCE-COM.aspx</urlChave> </infNFeSupl></code>
Como resolver
Informe o endereço de consulta idêntico ao disponibilizado por cada Sefaz. Veja abaixo, exemplo para a Sefaz RS:
<code>!-- Informações suplementares Nota Fiscal --> <infNFeSupl> <!-- Texto com o QR-Code impresso no DANFE NFC-e --> <qrCode>https://www.sefaz.rs.gov.br/NFCE/NFCE-COM.aspx?p=43190407385111000102653120000000011092206640|2|2|2|7D55A51DA46CBE83FDF7F17362F225B195E47605</qrCode> <!-- URL daConsulta por chave de acesso da NFC-e--> <urlChave>www.sefaz.rs.gov.br/nfce/consulta</urlChave> </infNFeSupl></code>
Após a correção, basta reenviar o documento a partir do seu Software Emissor.
Na Aplicação Oobj essa informação é preenchida automaticamente. Caso observe essa rejeição, acione o suporte Oobj para seja verificado o motivo do problema.