Causa
Quando for emitida uma NF-e e ela por qualquer motivo seja rejeitada pela Sefaz, e em seguida for realizado um registro de Evento de Cancelamento, a Aplicação Oobj rejeitará esse Evento pelo motivo “5018 – A nota não pode ser cancelada pois não está autorizada“.
Isso acontece porque uma NF-e Rejeitada não possui qualquer validade fiscal e não existe na Sefaz como um documento eletrônico, logo, mesmo que o evento de Cancelamento seja enviado a Sefaz ele será rejeitado por não existir uma NF-e autorizada.
Como essa rejeição ocorre por uma validação da Aplicação Oobj, todas essas falhas podem apenas serem vistas no Monitor Oobj, acessando o menu: Ferramentas >> Arquivos Inválidos.
Como Resolver
Para poder cancelar a NF-e, você deve, obrigatoriamente, autorizá-la antes. Logo, você precisará reenviar a NF-e com a correção da rejeição fiscal que ocorreu na Sefaz, para conseguir autorizá-la e em seguida, poder registrar o evento de cancelamento.
Outra opção, também sugerida é realizar apenas a inutilização da numeração, ao invés de tentar autorizar a NF-e para depois cancelá-la. Fazendo a inutilização, você impede que a numeração seja reutilizada.
Inutilização nunca é feita sobre uma NF-e e sim sobre uma numeração. Ao realizar a inutilização, você inviabiliza a utilização de uma numeração ou uma faixa numérica. Diferente da inutilização, o cancelamento é feito sobre a NF-e e é um evento que cancela a operação acobertada pela NF-e. Observe que são tipos de documentos diferentes e só podem ser usados em casos específicos cada um.