Quando for emitido Evento para NFe que já possui um Evento do mesmo Tipo (tpEvento) e com o mesmo Número Sequencial (nSeqEvento), será retornado a rejeição “573 – Duplicidade de Evento”.
Essa rejeição pode ocorrer em várias situações. Veja algumas a seguir:
- Quando for emitido um Evento de Cancelamento para NFe já cancelada;
- Quando for emitido um Evento de Carta de Correção com Número Sequencial já utilizado;
- Quando for emitido um Evento de Manifestação do Destinatário para NFe que já possui o mesmo Evento de Manifestação Destinatário.
Exemplos
- Foi emitida uma Carta de Correção com Número Sequencial 1 (um) para corrigir a Descrição de um Produto em uma NFe e, em seguida, foi emitida uma nova Carta de Correção com o mesmo Número Sequencial. Nessa situação, o segundo Evento será rejeitado pelo motivo 573.
- Foi emitido o Evento de Confirmação da Operação pelo Destinatário da NFe. Por problemas técnicos no Software Emissor, a NFe continuou apresentando o status “Sem Manifestação”. Com o intuito de normalizar o Status da Manifestação da NFe, o Destinatário refaz o Evento. Nessa situação, o Evento será rejeitado pelo motivo 573.
Regra de validação da Sefaz
# | Regra de Validação | Aplic. | Msg | Efeito | Descrição Erro |
3P15-10 | Acesso BD de Eventos (Chave: Chave de Acesso, tpEvento, nSeqEvento): Duplicidade do evento (tpEvento + chNFe + nSeqEvento) (*1) | Obrig. | 573 | Rej. | Rejeição: Duplicidade de Evento |
Como resolver
Veja a seguir a solução para cada um dos exemplos apresentados:
- Verifique o status da NFe no Software Emissor. Se o status já estiver Cancelado, não deve haver problema em seu Software, pois essa é a situação real do documento na Sefaz. Porém se o status da NFe no seu Software ainda é de Autorização, verifique com o suporte do seu Sistema o motivo de o status não ter sido atualizado. No Monitor Oobj, você pode reconsultar o status de uma NFe na Sefaz, caso observe uma NFe Cancelada na Sefaz com status diferente dessa situação. Para essa reconsulta, visite o artigo Reconsultar Status na Sefaz no Monitor Oobj.
- Para o Evento de Carta de Correção, essa situação pode ser facilmente contornada. Você deve confirmar qual o Número Sequencial do último Evento Homologado na Sefaz e reenviar sua Carta de Correção rejeitada a partir do seu Software Emissor, com o próximo número sequencial ainda não utilizado. Com essa mudança, seu Evento de Carta de Correção deve ser autorizado.
- Se sua NFe possui um Evento de Manifestação Destinatário Homologado e ele não é mostrado vinculado a sua NFe, ou ela não possui status de manifestação correto, verifique com o suporte do seu Sistema o motivo de o status não ter sido atualizado ou do Evento não estar vinculado à NFe. No Monitor Oobj, você pode reconsultar o status de uma NFe na Sefaz caso observe essa situação. Para essa reconsulta, visite o artigo Reconsultar Status na Sefaz no Monitor Oobj.
Algumas vezes esses problemas podem ser ocasionados quando você muda seu Software Emissor e o novo aplicativo adquirido não possui todas as informações do anterior. São várias situações possíveis e a depender do caso, é importante notificar o suporte do seu sistema para análise.